TEORIAS DA APRENDIZAGEM EM PUBLICAÇÕES NA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA: UM MAPEAMENTO COM FOCO NA DISCIPLINA DE CÁLCULO I

Autores

  • EDINÉIA ZARPELON Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • LUIS MAURICIO RESENDE Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Palavras-chave:

Teorias da Aprendizagem, Cálculo I, Mapeamento

Resumo

O objetivo principal desta pesquisa foi identificar quais teorias da aprendizagem
fundamentam a ação docente e são referenciadas em trabalhos voltados para a disciplina de Cálculo I.
Para tanto, foi realizado um levantamento a partir da produção acadêmica brasileira divulgada no
Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia no período 2010-2017. Sendo assim, por meio de uma
pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, 23 trabalhos foram eleitos para constituir o portfólio final
desta investigação. Assim, foi possível observar que a maioria dos estudos são de natureza empírica
(n=15), com abordagem exclusivamente cognitivista (n=17), e que Vygotsky foi o teórico mais citado
(n=12), seguido por Piaget (n=9) e Ausubel (n=5). Além disso, notou-se um equilíbrio em relação à
utilização das obras relacionadas nas referências bibliográficas, especialmente em três produções: Pedagogia
da Autonomia (FREIRE, 1996), Pensamento e Linguagem (VYGOTSKY, 1989) e A formação social da mente: o
desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (VYGOTSKY, 1998). Por fim, os resultados sugerem a
predominância de trabalhos sem embasamento teórico adequado (n=13) ou embasados parcialmente
(n=6), segundo os critérios estabelecidos nesta investigação.

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Publicado

2020-10-30

Como Citar

ZARPELON, E. ., & RESENDE, L. M. . (2020). TEORIAS DA APRENDIZAGEM EM PUBLICAÇÕES NA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA: UM MAPEAMENTO COM FOCO NA DISCIPLINA DE CÁLCULO I. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/37815

Edição

Seção

Artigos