TEORIAS DA APRENDIZAGEM EM PUBLICAÇÕES NA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA: UM MAPEAMENTO COM FOCO NA DISCIPLINA DE CÁLCULO I
Palavras-chave:
Teorias da Aprendizagem, Cálculo I, MapeamentoResumo
O objetivo principal desta pesquisa foi identificar quais teorias da aprendizagem
fundamentam a ação docente e são referenciadas em trabalhos voltados para a disciplina de Cálculo I.
Para tanto, foi realizado um levantamento a partir da produção acadêmica brasileira divulgada no
Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia no período 2010-2017. Sendo assim, por meio de uma
pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, 23 trabalhos foram eleitos para constituir o portfólio final
desta investigação. Assim, foi possível observar que a maioria dos estudos são de natureza empírica
(n=15), com abordagem exclusivamente cognitivista (n=17), e que Vygotsky foi o teórico mais citado
(n=12), seguido por Piaget (n=9) e Ausubel (n=5). Além disso, notou-se um equilíbrio em relação à
utilização das obras relacionadas nas referências bibliográficas, especialmente em três produções: Pedagogia
da Autonomia (FREIRE, 1996), Pensamento e Linguagem (VYGOTSKY, 1989) e A formação social da mente: o
desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (VYGOTSKY, 1998). Por fim, os resultados sugerem a
predominância de trabalhos sem embasamento teórico adequado (n=13) ou embasados parcialmente
(n=6), segundo os critérios estabelecidos nesta investigação.
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