APONTAMENTOS SOBRE A FORMAÇÃO EM REDE NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Palavras-chave:
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, Formação em rede, Melhoria das práticas pedagógicasResumo
Este artigo apresenta-se como desdobramento de uma pesquisa de doutorado que busca
compreender, a partir da interlocução com agentes de formação que atuaram no Pacto Nacional pela
Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), em Minas Gerais, pela Universidade Federal de Juiz de Fora
(UFJF), o processo de implementação desse programa de formação docente. A partir do referido
contexto, objetiva-se analisar, a partir da apropriação dos entrevistados, os limites e as possibilidades da
realização dessa política pública de governo, até o ano de 2016. Para tanto, no aspecto metodológico, o
desenvolvimento do estudo se articulou à abordagem qualitativa, tendo, como instrumentos para a coleta
de dados, a realização de revisão bibliográfica sobre o contexto da formação docente para os anos iniciais
da Educação Básica, o levantamento documental sobre o PNAIC e, também, entrevistas semiestruturadas
com agentes formativos que atuaram no âmbito da UFJF. Os dados analisados permitiram compreender
que a formação pelo PNAIC foi entendida como muito relevante no cenário brasileiro, com possibilidade
de acarretar melhorias na alfabetização e, portanto, garantia de aprendizagem dos estudantes. Entretanto,
sendo uma formação em rede, apresentou limites voltados para aspectos como problemas estruturais
referentes à força das ingerências políticas nas diferentes instâncias da rede formativa; distância entre os
formadores que atuaram pela UFJF e os professores alfabetizadores que atuavam nas unidades de ensino;
dificuldade de viabilização da formação de rede e, ainda, referentes à atuação dos formadores, principais
responsáveis por traduzirem a política formativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.