ENXADA, CANETA E MOUSE: O DIÁLOGO ENTRE TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO CAMPO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

Autores

  • MIRAÍRA NOAL MANFROI Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis
  • MIRIAN LANGE NOAL Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Educação do campo, Inclusão digital, Formação continuada, Ensino a distância

Resumo

A educação do campo é um direito cidadão, assim como a inclusão digital. A
concepção teórica escolhida compreende que há diferentes saberes, diversas tecnologias e
múltiplas possibilidades de colocá-las como parceiras nos processos de ensino e de
aprendizagem. A pesquisa contou com a participação de quinze tutores e dois coordenadores do
Curso de Especialização em Educação do Campo/UFMS/EaD. Também participou uma
liderança do campo, professor e concluinte da primeira edição do Curso. A pesquisa enfatizou
que as tecnologias eletrônico-digitais estão presentes no cotidiano do campo de MS, mas com
diferentes níveis de qualidade ao acesso e aos equipamentos, sendo o aspecto mais
comprometedor a internet. Mesmo assim, essas tecnologias se constituem como caminhos para
a formação continuada, com o cuidado de não negarem os saberes do campo e não se
contraporem ao tempo cíclico do plantio, da oralidade, da terra como espaço e expressão da vida
em comunidade.

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Publicado

2020-10-30

Como Citar

NOAL MANFROI, M., & LANGE NOAL, M. . (2020). ENXADA, CANETA E MOUSE: O DIÁLOGO ENTRE TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO CAMPO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/37818

Edição

Seção

Artigos