A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: ANÁLISE DOCUMENTAL

Autores

  • JONAS DA SILVA MELO Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Dourados, MS, Brasil.
  • EDVONETE SOUZA DE ALENCAR Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Dourados, MS, Brasil

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, formação de pedagogos, análise documental

Resumo

Diante da construção de um sistema educacional baseado na pirâmide da macropolítica, os
documentos normativos educacionais assumiram a posição de influenciar culturas escolares. Neste
contexto, se insere uma cultura escolar que configura uma prática homogeneizadora das diferenças
humanas. A Educação Inclusiva é uma área educacional que visa, antes de tudo, reconhecer a
multiplicidade existente na sala de aula e, assim, proporcionar um processo educacional condizente com
a singularidade de cada estudante. Perante essa problemática, este artigo visa analisar os documentos
normativos que regem a Educação e a formação do profissional habilitado a atender as singularidades
das pessoas que enfrentam as maiores dificuldades de aprendizagem: o pedagogo. A análise de conteúdo
a que esses documentos foram submetidos se fundamenta na Teoria Crítica de Adorno e na Filosofia da
Diferença de Deleuze. Por meio do estudo deleuziano, foi possível identificar um movimento de
fortalecimento das práticas inclusivas conforme os documentos assumiam um caráter micropolítico.

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Publicado

2020-10-30

Como Citar

DA SILVA MELO, J. ., & SOUZA DE ALENCAR, E. . (2020). A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: ANÁLISE DOCUMENTAL. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/37831

Edição

Seção

Artigos