REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE ‘SER PROFESSOR DE FÍSICA’ À LUZ DO MODELO KVP

Autores

  • ADRIANO JOSÉ ORTIZ Instituto Federal do Paraná (IFPR)
  • CARLOS ALBERTO DE OLIVEIRA MAGALHÃES JÚNIOR Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • ÉDER RODRIGO GIMENES Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Palavras-chave:

concepções, formação de professores, alunos ingressantes, alunos concluintes, Física

Resumo

Nesse artigo partimos dos referenciais de Conhecimentos, Valores e Práticas para identificar
concepções e representações sociais em licenciandos em Física. Utilizamos 81 assertivas estruturadas de
acordo com a escala likert. Esse instrumento foi aplicado com 25 ingressantes e 10 concluintes do curso.
As respostas foram divididas em 19 indicadores previamente construídos e organizadas em três
dimensões: ‘epistemologia da ciência’; ‘ensino e aprendizagem’ e ‘formação e atividade docente’. No caso
dos ingressantes, os alunos apresentaram concepções contraditórias que podem refletir seus saberes e
representações prévias ao ingressar no curso. Entre os concluintes, foi possível identificar algumas
diferenças nas concepções. Ainda assim, essas diferenças foram progressivas, sem rompimentos abruptos
com representações apresentadas pelos ingressantes. Enfim, nossos resultados indicam que um modelo
de formação tradicional, em que os conhecimentos pedagógicos e didáticos são inseridos apenas
posteriormente no curso, e não ao longo de todo ele, não proporciona um ambiente propício a mudanças
profundas nessas representações.

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Publicado

2020-10-30

Como Citar

ORTIZ, A. J. ., DE OLIVEIRA MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. ., & RODRIGO GIMENES, ÉDER . (2020). REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE ‘SER PROFESSOR DE FÍSICA’ À LUZ DO MODELO KVP. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/37841

Edição

Seção

Artigos