PROPAGANDA, MÍDIA E EDUCAÇÃO: O DISCURSO OFICIAL E PUBLICITÁRIO SOBRE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO DE 2017

Autores

  • André Ortega Universidade Federal de Viçosa
  • Joana D'Arc Germano Hollerbach Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

Ensino Médio, Propaganda, Reforma do Ensino Médio, Lei 13.415/2017, Educação Básica

Resumo

Este artigo traz os resultados de uma pesquisa que analisou as propagandas sobre a reforma do Ensino Médio de 2017, realizando contrapontos com a realidade do sistema educacional brasileiro e levando em conta questões socioeconômicas, interpretações do próprio texto da lei e perspectivas históricas das políticas para o Ensino Médio no Brasil. Foram utilizadas  técnicas de análise documental e de conteúdo com uso do software Iramuteq de exame de textos à luz de matriz bibliográfica amparada nos principais eixos do materialismo histórico dialético. Identificou-se a existência de dois eixos contidos nas propagandas: a defesa de que a Lei nº 13.415/17 traz vigor e ares de renovação e novidade ao Ensino Médio, por um lado, ao passo em que, por outro, a exaltação de uma suposta liberdade de escolha por parte dos educandos pela trajetória curricular de acordo com suas ambições, desejos e metas pessoais para o futuro, o que aumentaria a satisfação destes com a experiência escolar. Entretanto, defendemos que o discurso oficial e publicitário sobre a Lei nº 13.415/17 apresenta um conteúdo falacioso, que distorce e manipula o conteúdo do texto legal, sendo que o objetivo principal dos anúncios é garantir as condições de implementação de uma reforma educacional que convém àqueles interessados na manutenção do status quo social, no qual uma elite domina e dirige a sociedade, controlando a produção e o grande capital, relegando ao conjunto restante da sociedade uma realidade socioeconômica totalmente adversa na qual nem mesmo a educação é garantida para todos de forma igualitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Ortega, Universidade Federal de Viçosa

Licenciado em História pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Viçosa, MG, Brasil. Atualmente, é mestrando em educação pela Universidade Federal de Viçosa. Professor da educação básica na rede ´privada de ensino. 

Joana D'Arc Germano Hollerbach , Universidade Federal de Viçosa

 

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR); professora adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Viçosa, MG, Brasil.

Publicado

2022-04-04

Como Citar

Ortega, A., & Germano Hollerbach , J. D. (2022). PROPAGANDA, MÍDIA E EDUCAÇÃO: O DISCURSO OFICIAL E PUBLICITÁRIO SOBRE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO DE 2017. Educação Em Revista, 37(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/37849

Edição

Seção

Artigos