FATORES DETERMINANTES NO USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NO URUGUAI
Palavras-chave:
Formação inicial docente, tecnología digital, dispositivos móveis, desenho misto, modelo logitResumo
Atualmente, na América Latina e no Caribe, foram implementadas políticas para
promover a integração das TICs nos sistemas escolares, aumentando o investimento em
programas OLPC. Entretanto, ainda não há conhecimento suficiente sobre como essas tecnologias
digitais estão sendo integradas no esino. O objetivo principal deste artigo é analisar o uso que os
professores em formação, no Uruguai, fazem do computador portátil. O desenho desta pesquisa
é de tipo misto, de dominância quantitativa. Foi desenvolvida uma análise descritivo-correalcional
não experimental transacional a partir de questionários envolvendo estudantes de licenciatura,
complementados com entrevistas semi-estruturadas. Identificamos que os estudantes utilizam
pouco a tecnología proporcionada pelo Estado como recurso para a aprendizagem, e entre aqueles
que os utilizam, é maior o uso do computador portátil para as disciplinas específicas dos cursos
do que para as disciplinas pedagógicas. Não foram encontradas evidências de que o gênero, a idade,
a especialidade e o nível cursado sejam características que influam sobre a percepção de utilidade
que os estudantes têm dos computadores portáteis.
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