FATORES DETERMINANTES NO USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NO URUGUAI

Autores

  • CARLOS MARCELO Universidad de Sevilla. Sevilha, Espanha
  • CARMEN YOT Universidad de Sevilla. Sevilha, Espanha.
  • EDUARDO RODRIGUEZ ZIDAN Universidad ORT Uruguay. Montevidéu, Uruguai.
  • JUAN PABLO ZORRILLA-SALGADOR Universidad ORT Uruguay. Montevidéu, Uruguai

Palavras-chave:

Formação inicial docente, tecnología digital, dispositivos móveis, desenho misto, modelo logit

Resumo

Atualmente, na América Latina e no Caribe, foram implementadas políticas para
promover a integração das TICs nos sistemas escolares, aumentando o investimento em
programas OLPC. Entretanto, ainda não há conhecimento suficiente sobre como essas tecnologias
digitais estão sendo integradas no esino. O objetivo principal deste artigo é analisar o uso que os
professores em formação, no Uruguai, fazem do computador portátil. O desenho desta pesquisa
é de tipo misto, de dominância quantitativa. Foi desenvolvida uma análise descritivo-correalcional
não experimental transacional a partir de questionários envolvendo estudantes de licenciatura,
complementados com entrevistas semi-estruturadas. Identificamos que os estudantes utilizam
pouco a tecnología proporcionada pelo Estado como recurso para a aprendizagem, e entre aqueles
que os utilizam, é maior o uso do computador portátil para as disciplinas específicas dos cursos
do que para as disciplinas pedagógicas. Não foram encontradas evidências de que o gênero, a idade,
a especialidade e o nível cursado sejam características que influam sobre a percepção de utilidade
que os estudantes têm dos computadores portáteis.

Publicado

2020-10-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FATORES DETERMINANTES NO USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NO URUGUAI. (2020). Educação Em Revista , 36(1). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38034

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