OS CORPOS DAS DANÇAS NO CURRÍCULO CULTURAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Palavras-chave:
Educação Física, currículo cultural, corpo, dançaResumo
O currículo cultural de Educação Física é uma proposta inspirada nos pressupostos teóricos
dos estudos culturais, do multiculturalismo crítico, do pós-estruturalismo e do pós-colonialismo (NEIRA,
2019), e, desde 2004, vem sendo realizada nas escolas de Educação Básica pelos professores e professoras
do Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar (GPEF) da Faculdade de Educação da Universidade
de São Paulo e continuamente reelaborada. Para o GPEF, as práticas corporais são textos culturais
produzidos pela linguagem corporal e discursiva. O registro no formato de relatos de experiência é um
dos procedimentos adotados pelo grupo. Nosso objetivo foi cartografar (DELEUZE; GUATTARI,
1996) os relatos das experiências com danças, entendendo os corpos das danças como os conteúdos
propostos pelo currículo cultural. Para tanto, foram analisados 15 documentos, identificados num
universo de 113 relatos divulgados no site institucional do GPEF. Nossa cartografia produziu vontades
de compor, multiplicar e intensificar que acionaram políticas públicas, currículo cultural, corpos e danças.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.