OS CORPOS DAS DANÇAS NO CURRÍCULO CULTURAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • ADRIANA DE FARIA GEHRES Universidade de Pernambuco (UPE). Recife, PE, Brasil.
  • PEDRO XAVIER RUSSO BONETTO Faculdade Flamingo (FaFla). São Paulo, SP, Brasil.
  • MARCOS GARCIA NEIRA Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil.

Palavras-chave:

Educação Física, currículo cultural, corpo, dança

Resumo

O currículo cultural de Educação Física é uma proposta inspirada nos pressupostos teóricos
dos estudos culturais, do multiculturalismo crítico, do pós-estruturalismo e do pós-colonialismo (NEIRA,
2019), e, desde 2004, vem sendo realizada nas escolas de Educação Básica pelos professores e professoras
do Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar (GPEF) da Faculdade de Educação da Universidade
de São Paulo e continuamente reelaborada. Para o GPEF, as práticas corporais são textos culturais
produzidos pela linguagem corporal e discursiva. O registro no formato de relatos de experiência é um
dos procedimentos adotados pelo grupo. Nosso objetivo foi cartografar (DELEUZE; GUATTARI,
1996) os relatos das experiências com danças, entendendo os corpos das danças como os conteúdos
propostos pelo currículo cultural. Para tanto, foram analisados 15 documentos, identificados num
universo de 113 relatos divulgados no site institucional do GPEF. Nossa cartografia produziu vontades
de compor, multiplicar e intensificar que acionaram políticas públicas, currículo cultural, corpos e danças.

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Publicado

2020-10-30

Como Citar

DE FARIA GEHRES, A., XAVIER RUSSO BONETTO, P. ., & GARCIA NEIRA, M. . (2020). OS CORPOS DAS DANÇAS NO CURRÍCULO CULTURAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38035

Edição

Seção

Artigos