A “LEI DA MORDAÇA” NA LITERATURA CIENTÍFICA: UM ESTADO DA ARTE SOBRE O MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO

Autores

  • JEAN PABLO GUIMARÃES ROSSI Universidade Estadual de Maringá
  • RICARDO FERNANDES PÁTARO Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).

Palavras-chave:

Estado da Arte, Doutrinação, Escola sem Partido

Resumo

Apresentamos um recorte de pesquisa que investigou o movimento Escola sem Partido
(ESP). Também conhecido como “lei da mordaça”, o ESP surgiu em reação à suposta “doutrinação
ideológica” nas escolas e vem ganhando destaque desde 2015, com projetos de lei propostos em âmbito
municipal, estadual e federal. O objetivo deste artigo é apresentar um estado da arte com as pesquisas a
respeito do ESP no período de 2016 a 2018. Após levantamento bibliográfico, organizamos quatro
categorias que agrupam a produção científica sobre o referido movimento: currículo escolar, ideologia e
neutralidade, “ideologia de gênero” e implicações do ESP para docentes e discentes. A literatura científica
demonstra que o ESP apresenta equívocos conceituais, silencia diferentes pontos de vista e traz, em seus
pressupostos, muito da doutrinação que afirma combater.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-10-30

Como Citar

GUIMARÃES ROSSI, J. P. ., & FERNANDES PÁTARO, R. (2020). A “LEI DA MORDAÇA” NA LITERATURA CIENTÍFICA: UM ESTADO DA ARTE SOBRE O MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38038

Edição

Seção

Artigos