FATORES ASSOCIADOS À PERCEPÇÃO DE DIFICULDADE DA PROVA DO ENADE: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CARACTERÍSTICAS DOS ALUNOS E DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • MARIA CAROLINA TOMÁS Pontífica Universidade Católica de Minas Gerais
  • LEONARDO SOUZA SILVEIRA Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • RAQUEL WANDERLEY D'ALBUQUERQUE Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Percepção de Dificuldade, ENADE, Ensino Superior

Resumo

O artigo investiga a relação entre características do corpo discente e das instituições de
ensino superior (IES) e a percepção dos estudantes quanto à dificuldade da prova do ENADE. A
hipótese central é que essa percepção varia de acordo com características individuais, como sexo e raça,
características socioeconômicas e características das IES. Analisam-se microdados do ENADE e do
Censo do Ensino Superior, considerando-se apenas a prova de conteúdo geral para os cursos de
Administração, Direito, Economia e Psicologia, em 2015. Os resultados apontam que características
individuais são importantes para a percepção de dificuldade da prova e somente o percentual de
professores com título de doutorado é significativo dentre as variáveis das IES.

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Publicado

2020-10-30

Como Citar

TOMÁS, M. C. ., SOUZA SILVEIRA, L. ., & WANDERLEY D’ALBUQUERQUE, R. . (2020). FATORES ASSOCIADOS À PERCEPÇÃO DE DIFICULDADE DA PROVA DO ENADE: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CARACTERÍSTICAS DOS ALUNOS E DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38054

Edição

Seção

Artigos