FATORES ASSOCIADOS À PERCEPÇÃO DE DIFICULDADE DA PROVA DO ENADE: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CARACTERÍSTICAS DOS ALUNOS E DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Palavras-chave:
Percepção de Dificuldade, ENADE, Ensino SuperiorResumo
O artigo investiga a relação entre características do corpo discente e das instituições de
ensino superior (IES) e a percepção dos estudantes quanto à dificuldade da prova do ENADE. A
hipótese central é que essa percepção varia de acordo com características individuais, como sexo e raça,
características socioeconômicas e características das IES. Analisam-se microdados do ENADE e do
Censo do Ensino Superior, considerando-se apenas a prova de conteúdo geral para os cursos de
Administração, Direito, Economia e Psicologia, em 2015. Os resultados apontam que características
individuais são importantes para a percepção de dificuldade da prova e somente o percentual de
professores com título de doutorado é significativo dentre as variáveis das IES.
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