AS FACULDADES DA MIMESE, IMAGINAÇÃO E MEMÓRIA NA INFÂNCIA: O ENTRELAÇAR DO AMOR E DO PENSAMENTO
Palavras-chave:
Infância, faculdades do pensamento, amor, Theodor W. Adorno, Teoria Crítica da SociedadeResumo
: O objetivo deste artigo é apresentar os resultados da pesquisa acerca do entrelaçamento do
amor e do pensamento na infância em Theodor W. Adorno, cujas faculdades da mimese, imaginação e
memória marcam a infância como uma experiência de outra ordem da razão, mais mimética,
imaginativa, que alimenta a memória da natureza no humano, contudo, sem isentar-se das forças
históricas coercivas que constituem as condições objetivas da vida. Privilegiou-se como método da
investigação teórica a análise dos conceitos de mimese, imaginação e memória em suas relações com a
infância e com a base pulsional que possibilita o movimento do amor, fundamentando-se em Adorno e
seus interlocutores da Teoria Crítica da Sociedade, em especial Walter Benjamin, e na Psicanálise
freudiana. Tais faculdades operam no pensamento por meio de mecanismos psíquicos de defesa da
consciência que entrelaçam os processos mais primitivos da natureza humana ao desenvolvimento dos
processos superiores que a cultura possibilita.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.