AS FACULDADES DA MIMESE, IMAGINAÇÃO E MEMÓRIA NA INFÂNCIA: O ENTRELAÇAR DO AMOR E DO PENSAMENTO

Autores

  • MARA SALGADO a Universidade do Estado de Minas Gerais
  • ALEXANDRE FERNANDEZ VAZ Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Infância, faculdades do pensamento, amor, Theodor W. Adorno, Teoria Crítica da Sociedade

Resumo

: O objetivo deste artigo é apresentar os resultados da pesquisa acerca do entrelaçamento do
amor e do pensamento na infância em Theodor W. Adorno, cujas faculdades da mimese, imaginação e
memória marcam a infância como uma experiência de outra ordem da razão, mais mimética,
imaginativa, que alimenta a memória da natureza no humano, contudo, sem isentar-se das forças
históricas coercivas que constituem as condições objetivas da vida. Privilegiou-se como método da
investigação teórica a análise dos conceitos de mimese, imaginação e memória em suas relações com a
infância e com a base pulsional que possibilita o movimento do amor, fundamentando-se em Adorno e
seus interlocutores da Teoria Crítica da Sociedade, em especial Walter Benjamin, e na Psicanálise
freudiana. Tais faculdades operam no pensamento por meio de mecanismos psíquicos de defesa da
consciência que entrelaçam os processos mais primitivos da natureza humana ao desenvolvimento dos
processos superiores que a cultura possibilita.

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Publicado

2020-10-30

Como Citar

SALGADO, M. ., & FERNANDEZ VAZ, A. . (2020). AS FACULDADES DA MIMESE, IMAGINAÇÃO E MEMÓRIA NA INFÂNCIA: O ENTRELAÇAR DO AMOR E DO PENSAMENTO. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38057

Edição

Seção

Artigos