UNIVERSIDADE E OS (DES)CAMINHOS DA GESTÃO ESTRATÉGICA PARA A INOVAÇÃO
Palavras-chave:
gestão universitária, gestão estratégica, inovação, universidade comunitária brasileiraResumo
O artigo objetiva identificar, a partir do olhar dos gestores estratégicos, categorias que
participam da instauração de uma cultura de inovação em universidades comunitárias no sul do Brasil. O
método é baseado em uma pesquisa qualitativa, exploratória, por meio de estudo de caso múltiplo, tendo
como unidade de análise um grupo de universidades brasileiras. Foram realizadas entrevistas com 67
gestores de 14 instituições de ensino superior, além de dispositivos legais, documentos, estudo de cenários
e pesquisas de mercado. Os resultados apontam para a necessidade de as universidades trabalharem
posicionamento estratégico competitivo; aproximação dos times da academia e mercado; a inovação
garantidora do princípio da gestão sustentável; a internacionalização como um indicador de inovação; a
inflexão curricular e a formação de lideranças inovadoras. Nossa contribuição reside em propor que as universidades, independentemente de sua natureza estatal, privada ou comunitária, optem por um plano
estratégico que impulsione a cultura da inovação.
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