AVALIAÇÃO DEMOCRÁTICA DAS APRENDIZAGENS HISTÓRICAS: DESAFIOS À DIDÁTICA DA HISTÓRIA
Palavras-chave:
Ensino de História, aprendizagem histórica, didática da História, conhecimento histórico escolar, avaliação da aprendizagemResumo
O objetivo deste artigo é propor uma reflexão teórica sobre as possibilidades de construção
de mecanismos de avaliação da aprendizagem no âmbito da história escolar em uma perspectiva
democrática. Os aspectos democratizantes considerados ao longo da argumentação referem-se a
possibilidades de refigurações de narrativas históricas que, simultaneamente, garantam espaços de
subjetivação, identificação e objetivação na relação com o conhecimento histórico escolar, e preservem
o valor de verdade da narrativa refigurada em meio aos processos avaliativos. A partir de uma abordagem
discursiva inscrita na pauta pós-fundacional, o texto investe na desestabilização de sentidos de
aprendizagem, avaliação e Didática da História para propor uma avaliação democrática das aprendizagens
históricas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.