AVALIAÇÃO DEMOCRÁTICA DAS APRENDIZAGENS HISTÓRICAS: DESAFIOS À DIDÁTICA DA HISTÓRIA

Autores

  • MARCUS LEONARDO BOMFIM MARTINS Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Juiz de Fora, MG, Brasil

Palavras-chave:

Ensino de História, aprendizagem histórica, didática da História, conhecimento histórico escolar, avaliação da aprendizagem

Resumo

O objetivo deste artigo é propor uma reflexão teórica sobre as possibilidades de construção
de mecanismos de avaliação da aprendizagem no âmbito da história escolar em uma perspectiva
democrática. Os aspectos democratizantes considerados ao longo da argumentação referem-se a
possibilidades de refigurações de narrativas históricas que, simultaneamente, garantam espaços de
subjetivação, identificação e objetivação na relação com o conhecimento histórico escolar, e preservem
o valor de verdade da narrativa refigurada em meio aos processos avaliativos. A partir de uma abordagem
discursiva inscrita na pauta pós-fundacional, o texto investe na desestabilização de sentidos de
aprendizagem, avaliação e Didática da História para propor uma avaliação democrática das aprendizagens
históricas.

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Publicado

2020-10-30

Como Citar

BOMFIM MARTINS, M. L. . (2020). AVALIAÇÃO DEMOCRÁTICA DAS APRENDIZAGENS HISTÓRICAS: DESAFIOS À DIDÁTICA DA HISTÓRIA. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38066

Edição

Seção

Artigos