SMARPHONES NAS SALAS DE AULA DA GRADUAÇÃO: MOTIVAÇÕES, REGRAS E CONSEQUÊNCIAS
Palavras-chave:
Smartphones, Ensino Superior, regras, consequências, motivaçãoResumo
O crescimento no uso de smartphones ou celulares inteligentes é notável e atinge inúmeras
esferas da vida social, uma delas é a universidade. Nagumo (2014) e Selwyn (2014) apontam que há poucas
pesquisas voltadas a entender como dispositivos tecnológicos, como os celulares, são utilizados nas
instituições de ensino; acrescenta-se a isso, a recente implementação da rede internacional de acesso à
internet, eduroam, na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Nesse contexto, a pesquisa à qual este
resumo se refere tem como objetivos conhecer as motivações de uso de smartphones por parte de
discentes do Departamento de Letras Vernáculas (DLEV) e Letras Estangeiras (DLES), e analisar
possíveis regras e consequências de uso dos smartphones durante as aulas na UFS. A metodologia
qualitativa de cunho analítico-interpretativo seguiu o procedimento proposto por Freeman (1998) que inclui codificar, agrupar, estabelecer relações e exibição dos dados (displaying). Trata-se de uma pesquisa
cujos resultados e conclusões indicam que a maior parte dos alunos pesquisados utiliza smartphones
tanto para fins acadêmicos, quanto para entretenimento. As regras e consequências da sala de aula, porém,
desmotivam o uso dos dispositivos por estarem relacionadas a punições. Similarmente, a rede eduroam
desestimula o uso dos aparelhos, por apresentar barreiras para a conexão à internet.
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