MÉTODOS ALTERNATIVOS AO USO DE ANIMAIS COMO RECURSO DIDÁTICO: UM NOVO PARAGIMA BIOÉTICO PARA O ENSINO DA ZOOLOGIA
Palavras-chave:
Bioética, Ética animal, Formação do professor de ciências, Métodos alternativos ao uso animal, ZoologiaResumo
A progressiva intolerância ao uso de animais como recurso didático conduziu à substituição
de demonstrações invasivas, sendo questionada no ensino da zoologia, constituinte da formação de
professores de ciências e biologia. Tendo como hipótese a incipiência da temática no meio científico e
diferenças no cenário nacional e internacional, objetivou-se mapear a concepção do uso de métodos
alternativos no contexto acadêmico e pedagógico. A análise quanti e qualitativa de 600 conteúdos atestou,
no panorama internacional, a substituição animal relacionada principalmente à pesquisa biomédica.
Nacionalmente, destacou-se no ensino, prioritariamente, alternativas ao uso de cães em aulas de técnica
cirúrgica para o curso de Medicina Veterinária, sendo ainda escasso nos cursos de zoologia.
Concomitantemente, a análise de 289 planos de aula de Zoologia evidenciou que as alternativas estão
incorporadas, sendo mais pronunciadas para animais invertebrados, subsidiando a almejada transposição
do pensamento tecnicista e utilitário de professores, alunos e sociedade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.