MÉTODOS ALTERNATIVOS AO USO DE ANIMAIS COMO RECURSO DIDÁTICO: UM NOVO PARAGIMA BIOÉTICO PARA O ENSINO DA ZOOLOGIA

Autores

  • ANA LAURA DINIZ FURLAN Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • MARTA LUCIANE FISCHER Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Palavras-chave:

Bioética, Ética animal, Formação do professor de ciências, Métodos alternativos ao uso animal, Zoologia

Resumo

A progressiva intolerância ao uso de animais como recurso didático conduziu à substituição
de demonstrações invasivas, sendo questionada no ensino da zoologia, constituinte da formação de
professores de ciências e biologia. Tendo como hipótese a incipiência da temática no meio científico e
diferenças no cenário nacional e internacional, objetivou-se mapear a concepção do uso de métodos
alternativos no contexto acadêmico e pedagógico. A análise quanti e qualitativa de 600 conteúdos atestou,
no panorama internacional, a substituição animal relacionada principalmente à pesquisa biomédica.
Nacionalmente, destacou-se no ensino, prioritariamente, alternativas ao uso de cães em aulas de técnica
cirúrgica para o curso de Medicina Veterinária, sendo ainda escasso nos cursos de zoologia.
Concomitantemente, a análise de 289 planos de aula de Zoologia evidenciou que as alternativas estão
incorporadas, sendo mais pronunciadas para animais invertebrados, subsidiando a almejada transposição
do pensamento tecnicista e utilitário de professores, alunos e sociedade.

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Publicado

2020-10-30

Como Citar

DINIZ FURLAN, A. L. ., & FISCHER, M. L. . (2020). MÉTODOS ALTERNATIVOS AO USO DE ANIMAIS COMO RECURSO DIDÁTICO: UM NOVO PARAGIMA BIOÉTICO PARA O ENSINO DA ZOOLOGIA. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38074

Edição

Seção

Artigos