PLANOS DE AULA DE UMA PROFESSORA PRIMÁRIA: IDEIAS, MÉTODOS E MATERIAIS DIDÁTICOS NOS IDOS DE 1922
Palavras-chave:
Escolanovismo, Nacionalismo, Planos de aula, ProfessoraResumo
A Reforma Lourenço Filho inseriu o estado do Ceará no contexto nacional de mudanças e
pioneirismos. Nesse mister, algumas questões se tornam imperativas: até que ponto os anseios
modernizantes e novidadeiros atingiram de forma efetiva o chão da escola primária cearense? De que
modo, na escola, o ideal oficial de Nação foi ensaiado, ou, em outros termos, como se deu a tentativa de
“convencimento” do pertencimento a essa “construção identitária” chamada Nação? Este artigo enfrenta
essas questões a partir de indícios fornecidos por planejamentos de aulas de uma professora primária. A
escrita de Isabel Pereira, professora do Grupo Escolar Capistrano de Abreu, de Maranguape, Ceará, em
seu manuscrito “Planos de aula – 1922”, pelo que nos sugere, lançou-se na tarefa de fazer viva a chama do
ideário escolanovista, em uma prática pedagógica que produzisse, supomos, o “homem novo” e, com
ele, uma nova sociedade.
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