PLANOS DE AULA DE UMA PROFESSORA PRIMÁRIA: IDEIAS, MÉTODOS E MATERIAIS DIDÁTICOS NOS IDOS DE 1922

Autores

  • FÁTIMA MARIA LEITÃO ARAÚJO Universidade Estadual do Ceará- UECE. Fortaleza, CE, Brasil
  • BERENICE ABREU DE CASTRO NEVES Universidade Federal Fluminense - UFF

Palavras-chave:

Escolanovismo, Nacionalismo, Planos de aula, Professora

Resumo

A Reforma Lourenço Filho inseriu o estado do Ceará no contexto nacional de mudanças e
pioneirismos. Nesse mister, algumas questões se tornam imperativas: até que ponto os anseios
modernizantes e novidadeiros atingiram de forma efetiva o chão da escola primária cearense? De que
modo, na escola, o ideal oficial de Nação foi ensaiado, ou, em outros termos, como se deu a tentativa de
“convencimento” do pertencimento a essa “construção identitária” chamada Nação? Este artigo enfrenta
essas questões a partir de indícios fornecidos por planejamentos de aulas de uma professora primária. A
escrita de Isabel Pereira, professora do Grupo Escolar Capistrano de Abreu, de Maranguape, Ceará, em
seu manuscrito “Planos de aula – 1922”, pelo que nos sugere, lançou-se na tarefa de fazer viva a chama do
ideário escolanovista, em uma prática pedagógica que produzisse, supomos, o “homem novo” e, com
ele, uma nova sociedade.

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Publicado

2020-10-30

Como Citar

LEITÃO ARAÚJO, F. M. ., & ABREU DE CASTRO NEVES, B. . (2020). PLANOS DE AULA DE UMA PROFESSORA PRIMÁRIA: IDEIAS, MÉTODOS E MATERIAIS DIDÁTICOS NOS IDOS DE 1922. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38078

Edição

Seção

Artigos