DE VIGILANTE A GESTOR: O PEDAGOGO EM CONSTRUÇÃO

Autores

  • DANIEL VECCHIO ALVES Universidade Estadual de Campinas
  • JOÃO PIEDADE Universidade de Lisboa

Palavras-chave:

panóptico, gestão educacional, habilitações pedagógicas

Resumo

Buscar os contornos da figura do pedagogo exigiu ao presente artigo recuperar marcos de
sua própria origem, percebê-los em seu processo histórico-educacional e situá-los no seu campo de
atuação. Para isso, ao longo do histórico educacional traçado nesta investigação, notaremos que a
necessidade de setorização da ação pedagógica sempre foi explícita nas escolas, pois desde os primeiros
sistemas educacionais implantados no Brasil se pensou nas responsabilidades que vão da organização
dos espaços de aprendizagem até tarefas mais administrativas. É com base no exercício efetivo das três
habilitações pedagógicas principais (coordenação, supervisão e orientação) que pensamos aqui ser
possível construir o processo histórico desse cargo escolar, bem como almejar uma gestão pedagógica
mais organizada, equilibrada e eficiente em todas as frentes e tarefas que desafiam os pedagogos
cotidianamente. Por fim, devemos reconhecer a importância da setorização das atividades pedagógicas
no sentido empregado por Rangel (2007), que visa uma especialização colaborativa e não sectária das
diferentes habilitações pedagógicas consideradas acima.

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Publicado

2020-10-30

Como Citar

VECCHIO ALVES, D. ., & PIEDADE, J. (2020). DE VIGILANTE A GESTOR: O PEDAGOGO EM CONSTRUÇÃO. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38086

Edição

Seção

Artigos