DE VIGILANTE A GESTOR: O PEDAGOGO EM CONSTRUÇÃO
Palavras-chave:
panóptico, gestão educacional, habilitações pedagógicasResumo
Buscar os contornos da figura do pedagogo exigiu ao presente artigo recuperar marcos de
sua própria origem, percebê-los em seu processo histórico-educacional e situá-los no seu campo de
atuação. Para isso, ao longo do histórico educacional traçado nesta investigação, notaremos que a
necessidade de setorização da ação pedagógica sempre foi explícita nas escolas, pois desde os primeiros
sistemas educacionais implantados no Brasil se pensou nas responsabilidades que vão da organização
dos espaços de aprendizagem até tarefas mais administrativas. É com base no exercício efetivo das três
habilitações pedagógicas principais (coordenação, supervisão e orientação) que pensamos aqui ser
possível construir o processo histórico desse cargo escolar, bem como almejar uma gestão pedagógica
mais organizada, equilibrada e eficiente em todas as frentes e tarefas que desafiam os pedagogos
cotidianamente. Por fim, devemos reconhecer a importância da setorização das atividades pedagógicas
no sentido empregado por Rangel (2007), que visa uma especialização colaborativa e não sectária das
diferentes habilitações pedagógicas consideradas acima.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.