AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS NO BRASIL

Autores

  • JUTTA CORNELIA REUWSAAT JUSTO Universidade Luterana do Brasil
  • EDNEI LUÍS BECHER Universidade Luterana do Brasil – ULBRA
  • MARJA VAN DEN HEUVEL-PANHUIZEN Utrecht University
  • MICHIEL VELDHUIS iPabo University of Applied Sciences

Palavras-chave:

Avaliação em sala de aula, Avaliação em larga escala, Pesquisa brasileira, Educação matemática, Anos Iniciais

Resumo

Neste estudo, procuramos obter mais conhecimento sobre as práticas e as crenças em
relação à avaliação em educação matemática de professores dos anos iniciais. Realizamos uma análise
dos documentos curriculares e revisamos a literatura recente sobre pesquisas em avaliação no Brasil, respondendo a seguinte questão de pesquisa: Como são as práticas de avaliação matemática e as crenças
dos professores, reveladas em pesquisas recentes, e como essas estão relacionadas à conceituação de
avaliação em documentos curriculares brasileiros? Verificamos que as práticas de avaliação dos
professores, conforme pesquisas revisadas entre 2010 e 2017, em geral não refletiam a conceitualização
da avaliação apresentada nos documentos curriculares. Apesar da maioria dos professores conjeturarem
que a avaliação seja um processo para melhorar o ensino e a aprendizagem, suas práticas de avaliação
em matemática não favoreciam a avaliação para aprendizagem, mas foram usadas principalmente como
um instrumento para determinar a classificação dos alunos. Recomendamos uma política pública de
formação de professores na qual sejam oferecidas oportunidades de desenvolvimento profissional com
foco na avaliação formativa em educação matemática. 

Downloads

Publicado

30-10-2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS NO BRASIL. edur [Internet]. 30º de outubro de 2020 [citado 24º de maio de 2025];36(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38087

Artigos Semelhantes

1-10 de 1429

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.