AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS NO BRASIL

Autores

  • JUTTA CORNELIA REUWSAAT JUSTO Universidade Luterana do Brasil
  • EDNEI LUÍS BECHER Universidade Luterana do Brasil – ULBRA
  • MARJA VAN DEN HEUVEL-PANHUIZEN Utrecht University
  • MICHIEL VELDHUIS iPabo University of Applied Sciences

Palavras-chave:

Avaliação em sala de aula, Avaliação em larga escala, Pesquisa brasileira, Educação matemática, Anos Iniciais

Resumo

Neste estudo, procuramos obter mais conhecimento sobre as práticas e as crenças em
relação à avaliação em educação matemática de professores dos anos iniciais. Realizamos uma análise
dos documentos curriculares e revisamos a literatura recente sobre pesquisas em avaliação no Brasil, respondendo a seguinte questão de pesquisa: Como são as práticas de avaliação matemática e as crenças
dos professores, reveladas em pesquisas recentes, e como essas estão relacionadas à conceituação de
avaliação em documentos curriculares brasileiros? Verificamos que as práticas de avaliação dos
professores, conforme pesquisas revisadas entre 2010 e 2017, em geral não refletiam a conceitualização
da avaliação apresentada nos documentos curriculares. Apesar da maioria dos professores conjeturarem
que a avaliação seja um processo para melhorar o ensino e a aprendizagem, suas práticas de avaliação
em matemática não favoreciam a avaliação para aprendizagem, mas foram usadas principalmente como
um instrumento para determinar a classificação dos alunos. Recomendamos uma política pública de
formação de professores na qual sejam oferecidas oportunidades de desenvolvimento profissional com
foco na avaliação formativa em educação matemática. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-10-30

Como Citar

REUWSAAT JUSTO, J. C., BECHER, E. L. ., VAN DEN HEUVEL-PANHUIZEN, M. ., & VELDHUIS, M. . (2020). AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS NO BRASIL. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38087

Edição

Seção

Artigos