AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS NO BRASIL
Palavras-chave:
Avaliação em sala de aula, Avaliação em larga escala, Pesquisa brasileira, Educação matemática, Anos IniciaisResumo
Neste estudo, procuramos obter mais conhecimento sobre as práticas e as crenças em
relação à avaliação em educação matemática de professores dos anos iniciais. Realizamos uma análise
dos documentos curriculares e revisamos a literatura recente sobre pesquisas em avaliação no Brasil, respondendo a seguinte questão de pesquisa: Como são as práticas de avaliação matemática e as crenças
dos professores, reveladas em pesquisas recentes, e como essas estão relacionadas à conceituação de
avaliação em documentos curriculares brasileiros? Verificamos que as práticas de avaliação dos
professores, conforme pesquisas revisadas entre 2010 e 2017, em geral não refletiam a conceitualização
da avaliação apresentada nos documentos curriculares. Apesar da maioria dos professores conjeturarem
que a avaliação seja um processo para melhorar o ensino e a aprendizagem, suas práticas de avaliação
em matemática não favoreciam a avaliação para aprendizagem, mas foram usadas principalmente como
um instrumento para determinar a classificação dos alunos. Recomendamos uma política pública de
formação de professores na qual sejam oferecidas oportunidades de desenvolvimento profissional com
foco na avaliação formativa em educação matemática.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.