PESQUISA ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O QUE DIZEM OS PROFESSORES?

Autores

  • DIEGO GERÔNIMO SILVA Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Uberaba, MG, Brasil.
  • REGINA MARIA ROVIGATI SIMÕES Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Uberaba, MG, Brasil.
  • DANIEL BOVOLENTA OVIGLI Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Uberaba, MG, Brasil

Palavras-chave:

Anos iniciais do Ensino Fundamental, professor, estudante, pesquisa escolar

Resumo

O presente estudo objetivou mapear a visão de docentes dos anos iniciais do Ensino
Fundamental acerca da inserção da pesquisa escolar em suas práticas pedagógicas. A investigação utilizou
abordagens qualitativa e quantitativa e foi realizada com 124 professores, do 1º ao 5º ano do Ensino
Fundamental, os quais responderam a um questionário estruturado. O tratamento dos dados foi feito
pelo software Iramuteq. Os resultados mostraram que a pesquisa escolar é um recurso benéfico às práticas
de ensino e proporciona aos alunos vivências com projetos e atividades concretas, contribuindo para o
desenvolvimento de atitudes críticas, curiosas e reflexivas. Contudo, dificuldades como o pouco acesso
aos meios de informação (principalmente internet), falta de compromisso discente, a escolha das
temáticas e os hábitos de leitura foram indicados pelos professores, mas, ao mesmo tempo, o auxílio para
a aprendizagem, a curiosidade por assuntos da atualidade e a participação ativa foram indicados como
facilitadores do trabalho docente.

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Publicado

2020-10-30

Como Citar

GERÔNIMO SILVA, D. ., ROVIGATI SIMÕES, R. M. ., & BOVOLENTA OVIGLI, D. (2020). PESQUISA ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O QUE DIZEM OS PROFESSORES?. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38091

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