PESQUISA ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O QUE DIZEM OS PROFESSORES?
Palavras-chave:
Anos iniciais do Ensino Fundamental, professor, estudante, pesquisa escolarResumo
O presente estudo objetivou mapear a visão de docentes dos anos iniciais do Ensino
Fundamental acerca da inserção da pesquisa escolar em suas práticas pedagógicas. A investigação utilizou
abordagens qualitativa e quantitativa e foi realizada com 124 professores, do 1º ao 5º ano do Ensino
Fundamental, os quais responderam a um questionário estruturado. O tratamento dos dados foi feito
pelo software Iramuteq. Os resultados mostraram que a pesquisa escolar é um recurso benéfico às práticas
de ensino e proporciona aos alunos vivências com projetos e atividades concretas, contribuindo para o
desenvolvimento de atitudes críticas, curiosas e reflexivas. Contudo, dificuldades como o pouco acesso
aos meios de informação (principalmente internet), falta de compromisso discente, a escolha das
temáticas e os hábitos de leitura foram indicados pelos professores, mas, ao mesmo tempo, o auxílio para
a aprendizagem, a curiosidade por assuntos da atualidade e a participação ativa foram indicados como
facilitadores do trabalho docente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.