DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS E VAGAS EM ESCOLAS DE UNIVERSIDADES NACIONAIS DA ARGENTINA: PERCEPÇÕES DE JUSTIÇA DE ALUNOS E PROFESSORES

Autores

  • PEDRO NÚÑEZ Universidad de Buenos Aires
  • EMILIA DI PIERO Universidad Nacional de La Plata

Palavras-chave:

educação secundária, igualdade de oportunidades educacionais, , justiça socia

Resumo

Em toda sociedade existem bens valiosos que devem ser distribuídos, para os quais é
necessário ter um princípio que legitime como distribuí-los. Em um contexto latino-americano
que combina expansão do nível médio e novas estratégias de distinção, nos perguntamos sobre as
noções de justiça por parte de estudantes e professores de estabelecimentos de ensino secundário
vinculados a universidades nacionais argentinas: Universidade Nacional de La Plata e da
Universidade de Buenos Aires. Exploramos os sentidos em torno dos critérios de justiça distributiva sobre bens escassos: vagas e bolsas de estudos. Após uma breve apresentação das
tendências do sistema educacional e a discussão sobre o conceito de justiça, analisamos as
normativas que regulam a admissão. Finalmente, estudamos os casos das escolas da Universidade
Nacional de La Plata. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-10-30

Como Citar

NÚÑEZ, P. ., & DI PIERO, E. (2020). DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS E VAGAS EM ESCOLAS DE UNIVERSIDADES NACIONAIS DA ARGENTINA: PERCEPÇÕES DE JUSTIÇA DE ALUNOS E PROFESSORES. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38092

Edição

Seção

Artigos