DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS E VAGAS EM ESCOLAS DE UNIVERSIDADES NACIONAIS DA ARGENTINA: PERCEPÇÕES DE JUSTIÇA DE ALUNOS E PROFESSORES
Palavras-chave:
educação secundária, igualdade de oportunidades educacionais, , justiça sociaResumo
Em toda sociedade existem bens valiosos que devem ser distribuídos, para os quais é
necessário ter um princípio que legitime como distribuí-los. Em um contexto latino-americano
que combina expansão do nível médio e novas estratégias de distinção, nos perguntamos sobre as
noções de justiça por parte de estudantes e professores de estabelecimentos de ensino secundário
vinculados a universidades nacionais argentinas: Universidade Nacional de La Plata e da
Universidade de Buenos Aires. Exploramos os sentidos em torno dos critérios de justiça distributiva sobre bens escassos: vagas e bolsas de estudos. Após uma breve apresentação das
tendências do sistema educacional e a discussão sobre o conceito de justiça, analisamos as
normativas que regulam a admissão. Finalmente, estudamos os casos das escolas da Universidade
Nacional de La Plata.
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