MUDANÇAS NO PIBID E NA PREPARAÇÃO DE PROFESSORES PARA O INÍCIO DA DOCÊNCIA: ANÁLISE EM MULTINÍVEIS BASEADA NA THCA
Palavras-chave:
Programa de Indução à Docência Brasileiro, PIBID, Teoria Histórico-Cultural da Atividade, Programa de Residência PedagógicaResumo
: Neste artigo analisamos algumas das recentes mudanças impostas ao Programa de Bolsa de
Iniciação à Docência (PIBID) vigente no Brasil desde 2007. O Programa cumpriu, na última década, a
importante tarefa de preparar melhor os licenciandos para o início da carreira docente; porém, o último
edital lançado em 2018 modificou significativamente a estrutura do Programa, alterando seu potencial
formativo. Com base na Teoria Histórico-Cultural da Atividade, analisamos parte das atividades
desenvolvidas no âmbito de um subprojeto de Física do PIBID de uma universidade federal. A análise
foi realizada em três níveis. No nível micro, analisamos as situações sociais de curta duração que
potencializaram a preparação para o início da docência de licenciandos do subprojeto. No nível meso,
analisamos o sistema de atividade desse subprojeto, evidenciando os elementos que mais contribuíram e
quais se mostraram limitados na formação dos futuros professores. No nível macro, investigamos como
as mudanças no PIBID, acompanhadas pelo lançamento do Programa de Residência Pedagógica,
afetaram o sistema de atividades do PIBID. Nossos resultados indicam que essas mudanças podem
provocar o distanciamento do PIBID de sua identificação com a iniciação à docência, pois prejudicam a
eficiência da ação de tutoria, diminuem a heterogeneidade dos sujeitos que compõem os subprojetos e
enfraquecem as parcerias entre universidades e escolas. Além disso, não contribuem para diminuir as
limitações desse Programa e não ampliam as possibilidades dos futuros professores de vivenciarem os
diversos elementos que caracterizam o início da docência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.