INVENTÁRIO DE PRÁTICAS DOCENTES QUE FAVORECEM A CRIATIVIDADE: ESTUDO DE ADAPTAÇÃO E EVIDÊNCIAS DE VALIDADE

Autores

  • DORIS BARRINUEVO MARTINS DE LIMA Casa Publicadora Brasileira
  • GILDENE DO OURO LOPES SILVA Centro Universitário Adventista de São Paulo. Engenheiro Coelho, SP, Brasil.

Palavras-chave:

criatividade, práticas docentes, Ensino Médio

Resumo

O objetivo deste estudo foi o de fazer uma adaptação do Inventário de Práticas Docentes
que Favorecem a Criatividade no Ensino Superior e analisar as evidências de sua validade para o Ensino
Médio. As etapas para a adaptação desse Inventário foram: adaptação semântica, avaliação de juízes
e estudo piloto com 106 estudantes matriculados no Ensino Médio. O Inventário com as
adequações realizadas foi aplicado em 1.118 alunos, de 30 unidades escolares de uma rede particular
de ensino, distribuídas em nove estados. A análise fatorial resultou em um inventário composto
por 35 itens e confirmou quatro fatores: Incentivo a novas ideias; Clima para expressão de ideias;
Procedimentos tradicionais de ensino; e Interesse pela aprendizagem do aluno, os quais explicaram
44,92% da variância obtida neste estudo. A confiabilidade da análise dos dados foi adequada pelo
coeficiente Lambda 2 de Guttman, que variou entre 0,61 a 0,91. Os componentes dos coeficientes
de ajuste mostraram-se adequados, apresentando os seguintes valores: AGFI=0,980; NNFI=0,984;
RMSEA=0,034; SRMR=0,049. Concluiu-se que o “Inventário de Práticas Docentes que favorecem
a criatividade no Ensino Médio” constitui uma ferramenta que abre novas perspectivas para fins
de futuras pesquisas e auxilia nas atitudes em âmbito educacional, quanto ao estímulo à criatividade.
Sendo o fim último o que requer a contemporaneidade: professores aptos para lidar, de forma
criativa, com a formação de alunos criativos.

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Publicado

2020-10-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

INVENTÁRIO DE PRÁTICAS DOCENTES QUE FAVORECEM A CRIATIVIDADE: ESTUDO DE ADAPTAÇÃO E EVIDÊNCIAS DE VALIDADE. (2020). Educação Em Revista , 36(1). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38096

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