ORIGEM ESCOLAR E ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR: ANÁLISE DA OCUPAÇÃO DE VAGAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS NA UFRGS
Palavras-chave:
ações afirmativas, estratificação educacional, escola pública, quase-mercado escolar, educação superiorResumo
O artigo analisa a relação entre a heterogeneidade das escolas públicas e a ocupação das
vagas da política de ações afirmativas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A partir
da literatura sobre estratificação escolar em sociologia da educação, assume-se a existência de um quasemercado escolar na rede pública, com escolas regulares e diferenciadas. Os dados explorados referem-se
aos ingressos do ano de 2017. A metodologia, de cunho quantitativo, privilegiou análises descritivas,
cruzamentos simples e medidas básicas de associação, caracterizando-se como um estudo exploratório.
Os resultados mostram que os egressos das escolas regulares têm um acesso proporcionalmente menor
às vagas reservadas na modalidade que não considera renda ou cor/raça. Esse fenômeno ocorre de forma
mais intensa nos cursos mais concorridos. Considerando a heterogeneidade entre escolas públicas, a
forma atual de ingresso na educação superior pública favorece egressos da escola pública diferenciada
frente aos egressos da regular. Entende-se que esse fato caracteriza um limite na correção da distorção
no acesso à educação superior pública federal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.