ORIGEM ESCOLAR E ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR: ANÁLISE DA OCUPAÇÃO DE VAGAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS NA UFRGS

Autores

  • CÉLIA ELIZABETE CAREGNATO Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • HARLON ROMARIZ RABELO SANTOS Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, RS, Brasil.
  • LOURENÇO BRITO FELIN Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) . Porto Alegre, RS, Brasil.

Palavras-chave:

ações afirmativas, estratificação educacional, escola pública, quase-mercado escolar, educação superior

Resumo

O artigo analisa a relação entre a heterogeneidade das escolas públicas e a ocupação das
vagas da política de ações afirmativas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A partir
da literatura sobre estratificação escolar em sociologia da educação, assume-se a existência de um quasemercado escolar na rede pública, com escolas regulares e diferenciadas. Os dados explorados referem-se
aos ingressos do ano de 2017. A metodologia, de cunho quantitativo, privilegiou análises descritivas,
cruzamentos simples e medidas básicas de associação, caracterizando-se como um estudo exploratório.
Os resultados mostram que os egressos das escolas regulares têm um acesso proporcionalmente menor
às vagas reservadas na modalidade que não considera renda ou cor/raça. Esse fenômeno ocorre de forma
mais intensa nos cursos mais concorridos. Considerando a heterogeneidade entre escolas públicas, a
forma atual de ingresso na educação superior pública favorece egressos da escola pública diferenciada
frente aos egressos da regular. Entende-se que esse fato caracteriza um limite na correção da distorção
no acesso à educação superior pública federal.

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Publicado

2020-10-30

Como Citar

CAREGNATO, C. E., ROMARIZ RABELO SANTOS, H. ., & BRITO FELIN, L. (2020). ORIGEM ESCOLAR E ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR: ANÁLISE DA OCUPAÇÃO DE VAGAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS NA UFRGS. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38101

Edição

Seção

Artigos