A FORMAÇÃO DO DOCENTE PARA OS ANOS PRIMÁRIOS EM CURSOS UNIVERSITÁRIOS NO BRASIL E NA ALEMANHA
Palavras-chave:
Formação docente, anos primários, Hermenêutica Reconstrutiva, mundo da vidaResumo
O artigo discute a formação do professor dos anos primários, a partir de experiências em
universidades públicas, no Brasil e no estado de Norte de Vestfália, na Alemanha. Procuramos
compreender a articulação entre a formação social, cultural e humana e a formação técnica e
especializada do professor dessa etapa de ensino nessas universidades. Sustentada na abordagem da
hermenêutica reconstrutiva, a pesquisa, realizada em 2017, desenvolve-se por meio da comparação dos
cursos de formação de professores nos dois países e utiliza-se da análise documental das diretrizes
legais e das propostas pedagógicas de quatro cursos de formação de professores para os anos primários
(dois brasileiros e dois alemães), além de entrevistas narrativas com especialistas brasileiros e alemães
das mesmas instituições. A pesquisa indica que, independente do fato de ambas as universidades terem
o mesmo interesse na qualidade da profissionalização técnica, nos cursos analisados da Alemanha, essa
formação recebe mais ênfase do que no Brasil. Isso reflete os imperativos econômicos que norteiam a
educação naquele país e, consequentemente, a necessidade de formação técnica. Contudo, nos cursos
brasileiros aos quais tivemos acesso, ganha destaque o espaço de reprodução do mundo da vida e
crítica ao sistema, indispensável a uma vida mais humanizada
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.