A FORMAÇÃO DO DOCENTE PARA OS ANOS PRIMÁRIOS EM CURSOS UNIVERSITÁRIOS NO BRASIL E NA ALEMANHA

Autores

  • CATIA PICCOLO VIERO DEVECHI Universidade de Brasília (UnB). Brasília, DF, Brasil.
  • RALPH INGS BANNELL Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRJ). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • AMARILDO LUIZ TREVISAN Universidade Federal de Santa Maria (UGSM). Santa Maria, RS, Brasil

Palavras-chave:

Formação docente, anos primários, Hermenêutica Reconstrutiva, mundo da vida

Resumo

O artigo discute a formação do professor dos anos primários, a partir de experiências em
universidades públicas, no Brasil e no estado de Norte de Vestfália, na Alemanha. Procuramos
compreender a articulação entre a formação social, cultural e humana e a formação técnica e
especializada do professor dessa etapa de ensino nessas universidades. Sustentada na abordagem da
hermenêutica reconstrutiva, a pesquisa, realizada em 2017, desenvolve-se por meio da comparação dos
cursos de formação de professores nos dois países e utiliza-se da análise documental das diretrizes
legais e das propostas pedagógicas de quatro cursos de formação de professores para os anos primários
(dois brasileiros e dois alemães), além de entrevistas narrativas com especialistas brasileiros e alemães
das mesmas instituições. A pesquisa indica que, independente do fato de ambas as universidades terem
o mesmo interesse na qualidade da profissionalização técnica, nos cursos analisados da Alemanha, essa
formação recebe mais ênfase do que no Brasil. Isso reflete os imperativos econômicos que norteiam a
educação naquele país e, consequentemente, a necessidade de formação técnica. Contudo, nos cursos
brasileiros aos quais tivemos acesso, ganha destaque o espaço de reprodução do mundo da vida e
crítica ao sistema, indispensável a uma vida mais humanizada

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Publicado

30-10-2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
A FORMAÇÃO DO DOCENTE PARA OS ANOS PRIMÁRIOS EM CURSOS UNIVERSITÁRIOS NO BRASIL E NA ALEMANHA. edur [Internet]. 30º de outubro de 2020 [citado 24º de dezembro de 2025];36(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38103