DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA METODOLOGIA DE PESQUISA NUM CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL

Autores

  • JOSÉ EUSTÁQUIO DE BRITO Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Belo Horizonte, MG, Brasil.

Palavras-chave:

Mestrado Profissional, Metodologia de Pesquisa, Ergologia

Resumo

Tendo em vista o processo de implantação de um programa de mestrado profissional numa
universidade pública, as reflexões propostas nessas “palavras abertas” visam a problematizar a relação
entre teoria e prática inerente a essa modalidade de pós-graduação stricto sensu considerando, dentre outros
aspectos, o perfil dos sujeitos ingressantes. Na abordagem desenvolvida no artigo, destacam-se a atenção
a ser conferida aos mestrandos em virtude de suas vinculações a atividades de trabalho, que se relacionam
com os projetos de pesquisa e intervenção, bem como a reflexão epistemológica acerca da postura inter
/ transdisciplinar a ser adotada no desenvolvimento da disciplina Metodologia de Pesquisa, que subsidia
a realização do trabalho final do curso de mestrado profissional. Nesse sentido, fundamenta-se
teoricamente esse desafio a partir da abordagem ergológica, que concebe o trabalho como atividade
humana, refletindo sobre processos de reconhecimento e validação de saberes.

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Publicado

2020-12-30

Como Citar

DE BRITO, J. E. . (2020). DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA METODOLOGIA DE PESQUISA NUM CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38112

Edição

Seção

Palavra Aberta