Os Manuais de Educação Física no Plano Nacional do Livro Didático

Autores

  • Renato Novaes Marinha do Brasil
  • Antonio Jorge Soares Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Felipe Triani FAETEC
  • Silvio Telles Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Educação Física escolar, Plano Nacional do Livro Didático, Currículo, Neoliberalismo, Livro didático, políticas públicas

Resumo

A Educação Física foi inserida no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) em 2019, sendo o manual do professor o modelo de livro adotado. Este artigo analisa a inserção da Educação Física nesse programa e considera o percurso dos livros didáticos nesse componente curricular e o alinhamento dos manuais do professor com as políticas neoliberais de currículo que invadiram o campo da educação brasileira nas últimas décadas. Em um primeiro momento apresentamos o contexto dos livros didáticos de Educação Física no Brasil, desde os guias ginásticos, passando pelos livros didáticos, até os manuais do PNLD, momento em que a Educação Física escolar desperta nova relevância no mercado editorial. Em seguida, realizamos uma análise da coleção de manuais didáticos que obteve a maior quantidade de exemplares vendidos nos anos de 2019 e de 2020, a coleção Práticas Corporais, da Editora Moderna, revelando como ela pode se tomada como um dos indícios das reformas neoliberais de currículo em curso. Por fim, alertamos para a emergência de um sentido de Educação Física escolar moldado pelo mercado e apontamos alternativas para os manuais do professor de forma a escapar da lógica mercadológica vigente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Novaes, Marinha do Brasil

Doutor em Ciências do Exercício e do Esporte na UERJ, possui Licenciatura Plena em Educação Física pela UFRJ, Especialização em Treinamento Desportivo pela UFRJ e Mestrado em Ciências do Exercício e do Esporte pela UERJ. É professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Comando da Marinha no Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA) e no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN). Foi elaborador do material didático de Educação Física no Ensino Fundamental II da Fundação Cecierj/CEJA (Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro). Foi professor e coordenador de Educação Física e Esportes na Escola Sesc de Ensino Médio e de Educação Física/Natação no Colégio MOPI/Itanhangá. É membro do grupo de pesquisa em Escola, Esporte e Cultura (GPEEsC) cadastrado junto ao CNPq. Tem experiência na área de Educação Física, com interesse nos seguintes temas: Educação Física Escolar, Atividades Aquáticas e História do Esporte.

Antonio Jorge Soares, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Realizou estágio de Pós-doutorado Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no Departamento de Fundamentos da Educação (2018-2019) e na Universidade do Porto-FADE-UP (2007-2008). É professor permanente do Programa de Pós-graduarão em Educação-UFRJ, na linha de Pesquisa de Políticas Públicas e Instituições Educacionais, e professor colaborador do Programa em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo, na linha Estudos Pedagógicos e Socioculturais da Educação Física. Atuou como líder (2008-2020) do Laboratório de Pesquisas em Educação do Corpo-CNPq (LABEC), é membro-pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisa de Educação e Sociedade Contemporânea- UFSC, do Núcleo de Estudos sobre a Educação dos Sentidos e das Sensibilidades ? NUPES, da FAE/UFMG e do PROTEORIA-UFES. Foi membro titular do Comitê Científico do GT 14 - Sociologia da Educação da ANPED ( 2013-15; 2015-2017; 2020-atual). Foi membro do Conselho Superior de Pós-graduação da UFRJ- CEPG (Conselho de Graduados 2011-2014), Coordenador Institucional PIBIC-UFRJ (2014-2015). Foi editor da Revista Contemporânea de Educação (RCE-UFRJ) e editor de seção do Journal Physical Education. Atua Consultor Ad-Hoc na Área de Educação-CAPES (2015-atual). Foi coordenador do PRINT do PPGE-UFRJ (2018-2020). Bolsista Produtividade PQ-Cnpq desde 2005-atual e Cientista do Nosso Estado com financiamento (2012-2015; 2015-2018; 2019-atual). Orientou e orienta trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica, especialização, dissertações de mestrado. teses de doutorado e estágio de pós-doutorado. É autor de artigos científicos, livros, capítulos de livros e artigos de divulgação científica vinculados aos temas da escolarização, da escola de tempo integral, da educação do corpo, da educação física escolar e das políticas públicas da educação e do esporte. Atualmente seu projeto de pesquisa trata dos debates públicos e educacionais que envolvem os temas étnicos-raciais, racismo e antirracismo, políticas identitárias e modalidades de educação diferenciada.

Felipe Triani, FAETEC

É Licenciado em Educação Física pela Universidade do Grande Rio (2012), Bacharel em Educação Física pela Universidade do Grande Rio (2013), Especialista em Psicologia do Esporte pelo Centro Universitário Internacional (2017) e em Atletismo pela Faculdade Unyleya (2021), Mestre em Humanidades, Culturas e Artes pela Universidade do Grande Rio (2015) e Doutor em Ciências do Exercício e do Esporte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2021). É Pesquisador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais na/para Formação de Professores - LAGERES na UFCG e do Grupo de Pesquisa em Escola, Esporte e Cultura - GPEEsC na UERJ. No Ensino Superior atua como docente do curso de Educação Física no Centro Universitário Gama e Souza e na Universidade Estácio de Sá, sendo bolsista do Programa Pesquisa Produtividade da UNESA. Na Educação Básica é professor de Educação Física na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e Médio. Atua ainda como professor conteudista, tendo produzido material didático para UNIGRANRIO, UNIVERSO e YDUQS. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Representações Sociais, Formação de Professores, Atletismo, Esportes de Aventura e Educação Física Escolar. 

Silvio Telles, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestrado e doutorado em Educação Física e Cultura pela Universidade Gama Filho e Pós-Doutorado pela Universidade de Évora (Portugal) no Instituto de Investigação e Formação Avançada (IIFA). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro e adjunto IV da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde atua respectivamente no Programa de Pós-Graduação em Educação Física e no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte, orientando nos cursos de mestrado e doutorado. Também exerce a função de técnico de polo aquático do Fluminense Football Club e de docente na UNESA no curso de Educação Física. É líder do Grupo de pesquisa em Escola , Esporte e Cultura (GPEEsC) cadastrado junto ao CNPq .Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase nos seguintes temas: natação, polo aquático ,história do esporte e da educação física, educação física escolar, envelhecimento, gestão do esporte e políticas públicas.

Publicado

2023-09-22

Como Citar

Novaes, R., Soares, A. J., Triani, F., & Telles, S. (2023). Os Manuais de Educação Física no Plano Nacional do Livro Didático. Educação Em Revista, 39(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38185

Edição

Seção

Artigos