AVALIAÇÃO MISTA PARA PROMOÇÃO DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL: POTENCIALIDADES E TENSÕES EM PRODUÇÃO COLETIVA

Autores

  • Ana Paula Soares da Silva Universidade de São Paulo
  • Bianca Oliveira de Macedo Universidade de São Paulo
  • Laura Resende Gual Universidade de São Paulo
  • Leticia Michele Stencel Universidade de São Paulo
  • Raul Gomes de Almeida Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

avaliação mista, educação infantil, qualidade, políticas públicas

Resumo

A avaliação da qualidade na e da Educação Infantil constitui-se como um campo de conhecimentos e práticas mobilizadores de aspectos estruturantes para a área, que transitam da competência dos diferentes agentes nos processos avaliativos aos seus efeitos na efetivação da política pública. Nos marcos de uma avaliação alinhada à promoção da qualidade e no reconhecimento da Educação Infantil como uma política pública submetida ao controle social, propõe-se a discussão sobre as potencialidades e tensões presentes na avaliação mista, um modelo de avaliação que combina procedimentos e instrumentos internos e externos às instituições. A discussão parte de uma experiência de avaliação mista realizada junto com a equipe técnica do Núcleo de Assessoria Técnica (NAT) do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), no âmbito do Grupo de Atuação Especial de Educação - Núcleo [Informação oculta para não identificação dos autores] (GEDUC). A avaliação externa possibilita um olhar técnico e multiprofissional alinhado às proposições da política pública e das orientações de qualidade. Por sua vez, há que se considerar que ela se coloca no processo com poderes diferenciados. A avaliação interna promove uma autorreflexão coletiva da qualidade do atendimento e corre o risco de pouco avançar a qualidade por ser dependente de processos maduros de participação e escuta de diferentes atores institucionais. É o cruzamento destes olhares, numa perspectiva dialógica, que apresenta possibilidades de superação desses limites e também convida à reflexão sobre os desafios que ela própria também instaura na dinâmica das relações entre as pessoas e órgãos públicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Soares da Silva, Universidade de São Paulo

Professora de Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia Ambiental da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Livre-Docente na área de Psicologia do Desenvolvimento e Educação Infantil. Coordenadora do Laboratório de Psicologia Socioambiental e Práticas Educativas da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (LAPSAPE/FFCLRP-USP)

Bianca Oliveira de Macedo, Universidade de São Paulo

Mestranda e Graduada em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo (USP), no Brasil.  Membra do Laboratório de Psicologia Socioambiental e Práticas Educativas (LAPSAPE). 

Laura Resende Gual, Universidade de São Paulo

Graduada em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo, no Brasil. Membra do Laboratório de Psicologia Socioambiental e Práticas Educativas (LAPSAPE).

 

Leticia Michele Stencel, Universidade de São Paulo

Mestranda em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo. Especialista em Psicologia Jurídica pela Faculdade Volpe Miele (FVP-IPEBJ). Membra do Laboratório de Psicologia Socioambiental e Práticas Educativas (LAPSAPE).

Raul Gomes de Almeida, Universidade de São Paulo

Mestre pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP) da Universidade de São Paulo, no Brasil. Graduado em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). 

Publicado

2023-04-17

Como Citar

Soares da Silva, A. P., Oliveira de Macedo, B., Resende Gual, L., Stencel, L. M. ., & Gomes de Almeida, R. (2023). AVALIAÇÃO MISTA PARA PROMOÇÃO DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL: POTENCIALIDADES E TENSÕES EM PRODUÇÃO COLETIVA. Educação Em Revista, 39(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38459

Edição

Seção

Dossiê "Educação Infantil: avaliação e qualidade em perspectiva”