IMPACTOS DOS CONTEXTOS EMERGENTES NA AULA UNIVERSITÁRIA: TENSÕES E PERSPECTIVAS
Palavras-chave:
Pedagogia universitária, Inovação, Prática pedagógicaResumo
Pensar a universidade em contextos emergentes requer considerar que, se a universidade de outrora errou por dar excessiva ênfase ao passado, a de hoje se vê impelida pelo presente inexorável e pelo futuro imprevisível, forçando-a a rever as suas concepções e as práticas pedagógicas na aula universitária. Esse cenário tem sido indutor de movimentos que analisam e questionam o paradigma tradicional de ensinar e aprender e que procuram novas referências que respondam à condição da complexidade. O recorte do estudo que aqui apresentamos, se deteve a analisar três relatos de práticas protagonizadas e apresentadas por participantes do XI Seminário Internacional de Educação Superior (XI SIES) da Rede Sulriograndense de Investigadores da Educação Superior (RIES), realizado em 2018 na Universidade Federal de Pelotas. Todos os trabalhos foram analisados com o intuito de identificar indícios de práticas inovadoras na aula universitária. Optamos por descrever a análise dos trabalhos que apresentaram, com maior destaque, duas dimensões de inovação, são elas: Ruptura com a forma tradicional de ensinar e aprender e Reorganização da relação teoria/prática. Os resultados anunciam o movimento de ações inovadoras que rompem com a forma tradicional de ensinar e aprender e reorganizam a relação teoria e prática, incluindo elementos oriundos do cotidiano dos estudantes e do mundo da vida e do trabalho. Os desafios são muitos, mas o estudo evidenciou o interesse e o protagonismo de professores e estudantes na direção de uma prática pedagógica mais significativa e emancipatória.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.