O FRACASSO DA REFORMA ESCOLANOVISTA

ATALIBA DE OLIVEIRA INTERPRETANDO A RENOVAÇÃO ESCOLAR PAULISTA (DÉCADAS DE 1930 E 1940)

Autores

  • Marcus Aldenisson de Oliveira Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP
  • Vera Teresa Valdemarin Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Palavras-chave:

Escola tradicional, Escola nova, Escola ativa, Ensino globalizado, Método de projetos

Resumo

Sob uma perspectiva de análise orientada por Darnton (1986), este artigo objetivou capturar as interpretações de Ataliba Antonio de Oliveira acerca do movimento da escola nova. Trata-se de um professor paulista que acompanhou e resistiu de perto e por dentro as investidas e tentativas da renovação pedagógica em curso do aparelho escolar paulista. Ao escrever mais de duas centenas de crônicas, interpretando entre outros temas as iniciativas dos escolanovistas em São Paulo,  Ataliba de Oliveira apontou os erros que caracterizaram “o fracasso da reforma escolanovista”. Após inventariar e analisar essas crônicas, este artigo buscou responder a seguinte problemática: Como Ataliba de Oliveira interpretou o movimento da escola nova e as tentativas de inserção dessa doutrina pedagógica no aparelho escolar paulista, entre as décadas de 1930 e 1940? A lógica comparativa estrutura a maior parte das crônicas e, por meio dela, revelam-se os pontos sobre os quais incidem críticas mais contundentes do autor à reforma, aos reformadores e às consequências educacionais dessas ações, bem como o padrão de trabalho que ele desejava preservar. Tomados em conjunto, os textos de Ataliba de Oliveira construíram a interpretação de que “o fracasso da reforma escolanovista” ocorreu porque os seus apologistas não souberam ler o exemplo do passado.

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Biografia do Autor

Marcus Aldenisson de Oliveira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Doutor em Ciências pelo Programa de Educação e Saúde na Infância e na Adolescência/UNIFESP; realizou estágios de pesquisa na Université de Limoges (França) e na Université du Québec à Montréal (Canadá); é bolsista FAPESP na modalidade estágio pós-doutoral/UNESP. Tem experiência na área de História da Educação, com ênfase na História da Educação Matemática e nos temas: Didática da Matemática, Método de Ensino de Matemática; impressos pedagógicos. E-mail: marcus_aldenisson@hotmail.com

Vera Teresa Valdemarin, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Professora Associada do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Bio-ciências de Rio Claro, UNESP. É bolsista do CNPq na modalidade Produtividade em Pesquisa e tem experiência em ensino e pesquisa na área de História e Filosofia da Educação, com ênfase nos seguintes temas: cultura escolar, fundamentos filosóficos dos métodos de ensino e formação de professores. E-mail: veravaldemarin@gmail.com

Publicado

2023-08-03

Como Citar

De Oliveira, M. A., & Valdemarin, V. T. (2023). O FRACASSO DA REFORMA ESCOLANOVISTA: ATALIBA DE OLIVEIRA INTERPRETANDO A RENOVAÇÃO ESCOLAR PAULISTA (DÉCADAS DE 1930 E 1940). Educação Em Revista, 39(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38999

Edição

Seção

Artigos