EDUCAÇÃO INICIAL: A DIFERENÇA ABISMAL ENTRE OLHAR ATENTAMENTE A CENA EDUCACIONAL E “AVALIAR”

Autores

Palavras-chave:

Educação Infantil, avaliação, pedagogias críticas

Resumo

Neste ensaio pedagógico propõe-se analisar o contraste entre uma concepção classificatória e mensurativa da avaliação e uma abordagem, contrária à anterior, capaz de ser descrita como um olhar atento e aberto que não busca "resultados para medir", mas efeitos e traços interessantes do ensino na educação infantil. Na concepção mensuracional, avaliar é tomar como referencial "o que se espera" das crianças juntamente com a pergunta "conseguiram?". E se não obtiveram sucesso, dizem que estão "em processo", que é o eufemismo para fracasso. Nos antípodas desse paradigma assim instalado (e que se apresenta como único e indiscutível) existem, porém, outros lugares a partir dos quais a avaliação pode ser pensada, onde o referencial é a intenção, amorosa e honesta, de oferecer ensino, cuidado e confiança em cada um, sem classificação, sem lista de habilidades a serem conquistadas, mas com vontade de compreender e atender, de ouvir e aprender. Vamos insistir na ideia de que, para olhar educacionalmente os processos pedagógicos da educação infantil, é preciso refazer as lógicas vigentes em termos de avaliação mensuracional, condizentes com os sentidos de existência desse nível de ensino.

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Biografia do Autor

Daniel Brailovsky, Unipe

Doctor en Educación , Lic. en Educación Inicial, Maestro de Nivel Inicial, Prof. de Educación Musical, Magíster en Educación. Docente investigador de UNIPE, donde coordina la Licenciatura en Educación Inicial con orientación en tecnologías digitales. Profesor universitario en grado y posgrado y formador de docentes. Autor de varios libros, el más reciente de los cuales es: Pedagogía del nivel inicial: mirar el mundo desde el jardín (Noveduc, 2020). IG: danibrai

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Publicado

2023-04-18

Como Citar

Brailovsky, D. (2023). EDUCAÇÃO INICIAL: A DIFERENÇA ABISMAL ENTRE OLHAR ATENTAMENTE A CENA EDUCACIONAL E “AVALIAR”. Educação Em Revista, 39(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/39061

Edição

Seção

Dossiê "Educação Infantil: avaliação e qualidade em perspectiva”