ENSINO SUPERIOR E SOLIDARIEDADE

uma virada institucional contra a sociedade do mérito

Autores

Palavras-chave:

ensino superior, extensão, solidariedade, meritocracia.

Resumo

Este artigo analisa o papel do ensino superior, em especial no que toca suas novas diretrizes sobre a extensão e os mecanismos de acesso dos alunos, para constituir uma sociedade mais solidária e menos competitiva. Trabalhando com tipos ideias, numa perspectiva genealógica, ele mostra as origens e a influência contemporânea do modelo de “Universidade Modo 2”, proposto pelo sociólogo Michael Gibbons, dando ênfase na sua adesão a uma antropologia individual e uma valorização da meritocracia. O artigo traz uma crítica desse paradigma, ao mesmo tempo em que resgata uma antropologia solidária, com o intuito de pensar um projeto de ensino superior capaz de reduzir os efeitos perversos de uma sociedade competitiva. Com base na metodologia de reconstrução de processos sociais e na ressignificação da tese do historiador Burton J. Bledstein, parte-se da hipótese de que o ensino superior pode ser a principal instituição para transformar a dinâmica dessa realidade social.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Rubião, Faculdade de Direito Milton Campos/ Universidade do Estado de minas Gerais

Doutor em Ciência Política (Universidade Paris 8)

Professor na Faculdade de Direito Milton Campos (FDMC)

Professor na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) 

Publicado

2024-10-11

Como Citar

Rubião, A. (2024). ENSINO SUPERIOR E SOLIDARIEDADE: uma virada institucional contra a sociedade do mérito. Educação Em Revista, 40(40). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/39180

Edição

Seção

Artigos