UM ESCAFANDRISTA ENTRE OS ANATOLIANOS

OS ESCRITOS DE PRIMITIVO MOACYR

Autores

  • Rosana Areal Carvalho Universidade Federal de Ouro Preto
  • Raphael Ribeiro Machado Universidade Federal de Ouro Preto
  • Maria Clara Cobucci Soares de Moura Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Primitivo Moacyr, Ensino público, Jornal do Commercio, Documentos Parlamentares, Sociabilidades

Resumo

O ensino público no Congresso Nacional. Breve Notícia, livro inaugural de Primitivo Moacyr, foi publicado em 1916. Nosso trabalho investiga as condições de produção deste livro, seguindo a trajetória iniciada com as crônicas no Jornal do Commercio em 1915. Funcionário da Câmara dos Deputados e responsável pela organização dos Documentos Parlamentares, Moacyr lançou mão dessa posição para se colocar no cenário da imprensa brasileira e no ambiente intelectual tratando de um tema que ganhava projeção e sobre o qual pouco ou quase nada havia de estudos: o debate sobre o ensino público entre os parlamentares. As análises foram desenvolvidas sob o arcabouço dos trabalhos da história da educação na interface com a história dos impressos, da imprensa, do livro e da leitura produzidas pela historiografia internacional e nacional e de contribuições teórico-metodológicas da história política de Sirinelli (2003). Dentre as condições aqui apresentadas, destacamos o trabalho de Moacyr como redator dos debates parlamentares e a relação entre os homens da Câmara e do jornalismo brasileiro. As redes de sociabilidades nas quais estava inserido garantiram produtivos vínculos sociais e profissionais e a tensão política em torno do governo Hermes da Fonseca alimentava as críticas às reformas, em especial a Reforma Rivadávia, um dos assuntos abordados no livro. Concluímos com algumas motivações que teriam levado Moacyr à escolha da instrução pública como tema para os seus trabalhos. 

Biografia do Autor

  • Raphael Ribeiro Machado, Universidade Federal de Ouro Preto

    Doutorando em Educação pelo PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto. Mestre em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG - 2013). Graduado em História - Licenciatura e Bacharelado - pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP - 2010). Graduando em Pedagogia pelo Centro Universitário Newton Paiva. Tenho experiência com os seguintes temas em Educação: História da Educação, História da Educação Profissional no Brasil, Educação Profissional e Tecnológica, Fundamentos da Educação: História, Filosofia e Sociologia, Metodologia de Pesquisa e Ensino. Lecionei na área da História, da Filosofia e da Sociologia nos ensinos fundamental, médio, técnico, e preparatórios para o ENEM e IFMG, além da Educação de Jovens e Adultos, nas redes pública e particular na cidade de Ouro Branco e Conselheiro Lafaiete entre 2013 e 2019.

  • Maria Clara Cobucci Soares de Moura, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Possui Licenciatura em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (2016). Mestrado Acadêmico em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (2019)

Publicado

2024-07-08

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

UM ESCAFANDRISTA ENTRE OS ANATOLIANOS: OS ESCRITOS DE PRIMITIVO MOACYR. (2024). Educação Em Revista , 40(40). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/39185

Artigos Semelhantes

1-10 de 191

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)