A AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PARTICIPATIVA DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E A CORRESPONSABILIDADE DOS EDUCADORES

Autores

  • MEIRE FESTA Universidade de São Paulo
  • Mônica Appezzato Pinazza Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

autoavaliação institucional participativa, avaliação, qualidade da educação infantil, prática pedagógica

Resumo

Este artigo refere-se a alguns dos dados de uma pesquisa de caráter exploratório, que teve como tema a implementação de Autoavaliação Institucional Participativa (AIP), como política pública de avaliação da educação infantil da Rede Municipal de Ensino da cidade de São Paulo, entre 2013 e 2016. O estudo de caso envolveu profissionais de 1869 unidades educacionais e buscou analisar o processo da AIP sob a ótica dos participantes (FESTA, 2019). Nesta oportunidade, pretende-se focalizar os depoimentos dos educadores a questionário e a entrevista semiestruturada, retratando como eles, à época, concebiam a questão da corresponsabilidade na qualificação das ações cotidianas de suas respectivas instituições, visto que a perspectiva de transformação se constitui parte fundante da AIP (SORDI, 2010; SORDI; SOUZA,2012; FREITAS, 2016; MORO,2017). A pesquisa demonstrou a resistência dos profissionais, de várias instituições e de diferentes instâncias administrativas, em assumir a posição de responsabilização pessoal pela qualificação do atendimento às crianças e às famílias (CAMPOS; RIBEIRO, 2016, 2017). Trouxe, ainda, elementos que indicaram a dificuldade dos educadores em realizar uma análise verdadeiramente crítica de suas práticas pedagógicas (OLIVEIRA-FORMOSINHO, KISHIMOTO 2002; FREIRE, 1996), delegando a outros atores ou atribuindo a fatores externos a possibilidade de realizar as transformações concretas julgadas necessárias. Em conclusão, os dados produzidos indicaram a necessidade de, a partir da AIP, estabelecer metas comuns pertinentes, cuja execução seja de responsabilidade individual, mas também coletivamente assumidas, e que estejam intencionalmente articuladas ao Projeto Político-Pedagógico de cada instituição (FREITAS, 2005,2016).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MEIRE FESTA, Universidade de São Paulo

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação pela Universidade de São Paulo (2019). É pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa “Contextos Integrados de Educação Infantil” e responsável pela coordenação do Grupo de Estudos “Formação De Professores em Contextos Integrados” da Faculdade de Educação da USP.

Mônica Appezzato Pinazza, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Professora Associada (Livre Docente) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo/Brasil. Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Contextos Integrados de Educação Infantil” e responsável pela coordenação do Grupo de Estudos “Formação Profissional e Práticas de Supervisão em Contextos” da Faculdade de Educação da USP. Representante do Brasil junto à European Early Childhood Education Research Association (EECERA). 

Publicado

2023-03-10

Como Citar

FESTA, M., & Pinazza, M. A. . (2023). A AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PARTICIPATIVA DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E A CORRESPONSABILIDADE DOS EDUCADORES. Educação Em Revista, 39(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/39321

Edição

Seção

Dossiê "Educação Infantil: avaliação e qualidade em perspectiva”