MENTORING NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES RELACIONADO AO PLANEJAMENTO DE SUAS AULAS, INTEGRANDO TECNOLOGIAS

Autores

  • Samuel Flores Univates
  • Maria Madalena Dullius

Palavras-chave:

Mentoring, Desenvolvimento profissional, Planejamento, Tecnologias Digitais.

Resumo

Este artigo refere-se ao Mentoring no desenvolvimento profissional de professores em relação ao planejamento de suas aulas com a integração de tecnologias. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa e o contexto foi uma prática realizada com duas professoras de matemática da Educação Básica, da Rede Pública, a partir de encontros semanais que se estenderam pelo período de 7 encontros, necessitando de adaptações nas práticas em decorrência da Pandemia COVID-19. O objetivo geral foi identificar como a estratégia de mentoring pode influenciar o desenvolvimento profissional de professores de Matemática em relação ao planejamento de suas aulas com a integração de tecnologias. Com base no estudo realizado, foi possível compreender que o mentoring é uma estratégia eficaz para a integração das ferramentas tecnológicas no planejamento das aulas de matemática, cooperando de forma efetiva no desenvolvimento de planejamentos bem elaborados. Observa-se resultados muito significativos quanto à postura mais segura das educadoras, após práticas, análises e reflexões, compreendendo a necessidade do cuidado no planejamento para desenvolver os objetivos almejados em suas aulas.
Palavras-chave: Mentoring, Desenvolvimento profissional, Planejamento, Tecnologias Digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel Flores, Univates

Graduado em Matemática - Licenciatura, pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2017). Mestre em Ensino de Ciências Exatas, pela Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES - (2021). Possuo, também, formação no curso técnico em Recursos Humanos - Eixo Tecnológico Gestão e Negócios, pelo Colégio Evangélico Martin Luther (2014). Realizei um curso de curta duração em Formação de professores, práticas pedagógicas e saberes docentes, no ano de 2014, na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e outro curso de curta duração em AVALIAÇÃO ESCOLAR: Sua relação com práticas inclusivas a partir do ensino colaborativo em educação especial, no ano de 2017, na UNISC. Atualmente sou Assistente de Recursos Humanos, na empresa familiar - Canaã Materiais para Construção.

Maria Madalena Dullius


Possui Licenciatura Curta em Ciências e Licenciatura Plena em Matemática pela Fundação Alto Taquari de Ensino Superior, Mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade de Burgos-Espanha. Atualmente é professora Titular da Universidade do Vale do Taquari - Univates, atuando no Programa em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) e no Programa em Ensino (PPGEnsino). Foi coordenadora do PPGECE e do PPGEnsino e Pró-Reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada e Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Resolução de Problemas, Tecnologias no Ensino, Atividades Experimentais e Formação de Professores.

Publicado

2024-02-16

Como Citar

Flores, S., & Dullius, M. M. (2024). MENTORING NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES RELACIONADO AO PLANEJAMENTO DE SUAS AULAS, INTEGRANDO TECNOLOGIAS. Educação Em Revista, 40(40). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/39452

Edição

Seção

Artigos