DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO DE VULNERABILIDADE DIGITAL (Q-IVD) PARA ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Manoel Messias Santos Alves Universidade Federal de Sergipe
  • Anne Alilma Silva Souza Ferrete Universidade Federal de Sergipe
  • Willian Lima Santos Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Tecnologias móveis digitais, validação de conteúdo, método Delphi

Resumo

O número de crianças e adolescentes que fazem uso das tecnologias digitais cada vez mais precocemente tem aumentado de forma significativa. E considerando que o uso inadequado e abusivo das tecnologias pode ser prejudicial em várias dimensões da vida humana, será apresentado e discutido neste artigo a sistematização das etapas do desenvolvimento e validação de um instrumento que objetiva mensurar indicativos de vulnerabilidade digital entre estudantes do 3º ano do Ensino Médio. A construção do Questionário de Identificação de Vulnerabilidade Digital (Q-IVD) está fundamentada na literatura, sendo escolhido o tipo de validação de conteúdo para avaliar por meio do método Delphi, o julgamento de especialistas acerca dos conteúdos presentes no instrumento. Participaram desse processo de validação um painel de especialistas composto por 26 juízes com formação e atuação nos campos da educação e saúde, e posteriormente, um grupo de estudantes que contribuíram com a análise semântica das questões. A versão final do Q-IVD contém 24 questões distribuídas em quatro categoriais, e durante o processo de validação, ficou evidenciado indícios desse instrumento ter aplicabilidade validada também para diferentes públicos, mediante aprimoramento e adaptações transculturais, para investigar correlações diversas juntamente com outros instrumentos pesquisa e análises estatísticas.

Biografia do Autor

  • Manoel Messias Santos Alves, Universidade Federal de Sergipe

    Doutor em Educação e Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Graduado em Enfermagem, Ciências Biológicas e Educação Física.

  • Anne Alilma Silva Souza Ferrete, Universidade Federal de Sergipe

    Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal de Sergipe (UFS), lotada no Departamento de Educação (DED), no Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED).

  • Willian Lima Santos, Universidade Federal de Sergipe

    Doutorando e Mestrando em Educação (PPGED/UFS). Especialista em Tecnologias e Educação Aberta e Digital (UFRB). Licenciado em Pedagogia (FANEB).

Publicado

16-02-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO DE VULNERABILIDADE DIGITAL (Q-IVD) PARA ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. edur [Internet]. 16º de fevereiro de 2024 [citado 14º de maio de 2025];40(40). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/39797

Artigos Semelhantes

1-10 de 1281

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.