DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO DE VULNERABILIDADE DIGITAL (Q-IVD) PARA ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Manoel Messias Santos Alves Universidade Federal de Sergipe
  • Anne Alilma Silva Souza Ferrete Universidade Federal de Sergipe
  • Willian Lima Santos Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Tecnologias móveis digitais, validação de conteúdo, método Delphi

Resumo

O número de crianças e adolescentes que fazem uso das tecnologias digitais cada vez mais precocemente tem aumentado de forma significativa. E considerando que o uso inadequado e abusivo das tecnologias pode ser prejudicial em várias dimensões da vida humana, será apresentado e discutido neste artigo a sistematização das etapas do desenvolvimento e validação de um instrumento que objetiva mensurar indicativos de vulnerabilidade digital entre estudantes do 3º ano do Ensino Médio. A construção do Questionário de Identificação de Vulnerabilidade Digital (Q-IVD) está fundamentada na literatura, sendo escolhido o tipo de validação de conteúdo para avaliar por meio do método Delphi, o julgamento de especialistas acerca dos conteúdos presentes no instrumento. Participaram desse processo de validação um painel de especialistas composto por 26 juízes com formação e atuação nos campos da educação e saúde, e posteriormente, um grupo de estudantes que contribuíram com a análise semântica das questões. A versão final do Q-IVD contém 24 questões distribuídas em quatro categoriais, e durante o processo de validação, ficou evidenciado indícios desse instrumento ter aplicabilidade validada também para diferentes públicos, mediante aprimoramento e adaptações transculturais, para investigar correlações diversas juntamente com outros instrumentos pesquisa e análises estatísticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manoel Messias Santos Alves, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Educação e Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Graduado em Enfermagem, Ciências Biológicas e Educação Física.

Anne Alilma Silva Souza Ferrete, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal de Sergipe (UFS), lotada no Departamento de Educação (DED), no Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED).

Willian Lima Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutorando e Mestrando em Educação (PPGED/UFS). Especialista em Tecnologias e Educação Aberta e Digital (UFRB). Licenciado em Pedagogia (FANEB).

Publicado

2024-02-16

Como Citar

Alves, M. M. S., Ferrete, A. A. S. S., & Santos, W. L. (2024). DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO DE VULNERABILIDADE DIGITAL (Q-IVD) PARA ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Educação Em Revista, 40(40). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/39797

Edição

Seção

Artigos