CONVERSAS ENTRE PESQUISA E ORIENTAÇÃO

CAMINHANDO DE PÉS DESCALÇOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA

Autores

Palavras-chave:

Universidade, Pesquisa pedagógica, Experiência, Formação de pesquisadores, Orientação acadêmica

Resumo

Neste artigo propomos pensar a pesquisa em educação a partir das reflexões de uma doutoranda e sua orientadora acerca de dois processos singulares: a relação com a escola que se vai produzindo no encontro com seus habitantes e a relação de orientação que acompanha e sustenta tal caminhar investigativo. A pesquisa de observação participante, realizada por 18 meses em uma escola municipal de Duque de Caxias, acompanhou o trabalho das professoras do ciclo de alfabetização a partir dos indícios oferecidos pelas crianças do que as práticas produziam nelas. Entrar no campo com abertura para que a investigação pudesse ser construída coletivamente demandou pensar a universidade a partir das intersecções entre conhecimento e experiência, pensar as relações que aí se dão para além da lógica da produtividade que parecem colonizá-las na atualidade, para pensar a liberdade como modo de existência, abertura aos outros e ao mundo, que implica abandonar o conforto das posições estabelecidas e enfrentar o risco do desconhecido. Esta abertura estava presente também nos encontros do grupo de pesquisa e nos encontros individuais de orientação onde se experimentavam formas de relação com objetos particulares de pesquisa e se questionavam modos instituídos e naturalizados de produção do conhecimento. As experiências formativas e o próprio processo de escrita tiveram importante papel no desenvolvimento da pesquisa. A partir desta experiência se procurou produzir deslocamentos nos caminhos da pesquisa em educação e nos modos como tem sido entendido o papel da orientação no processo de formação de pesquisadoras/es em educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clarissa Nicolaiewsky, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora do Departamento de Fundamentos e Ciências da Educação, na área de Psicologia da Educação, da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre e licenciada em Psicologia pela mesma instituição. Atualmente é coordenadora do Programa Movimentos Sociais, Diferenças e Educação (PROMOVIDE - FEBF/UERJ). Seus temas de interesse são práticas pedagógicas inclusivas, formação de professoras/es e as diferentes relações presentes na escola.

ORCID: 0000-0001-7710-843X

Teresa Nico Rego Gonçalves, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora da Faculdade de Educação da UFRJ. Doutora em Educação e Sociedade pela Universidade de Sevilha. Professora do PPGE/UFRJ. Mestre em Filosofia pela Katholieke Universiteit Leuven. Licenciada em Filosofia pela Universidade de Lisboa. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre o Trabalho da Educação (GESTE). Pesquisa os seguintes temas: o trabalho da educação na contemporaneidade, teoria e filosofia da educação, formação de professores e de pesquisadores em educação, práticas de estudo na universidade e escrita acadêmica.

Publicado

2023-09-22

Como Citar

Nicolaiewsky, C., & Nico Rego Gonçalves, T. (2023). CONVERSAS ENTRE PESQUISA E ORIENTAÇÃO: CAMINHANDO DE PÉS DESCALÇOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA. Educação Em Revista, 39(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/40187

Edição

Seção

Artigos