POTENCIALIDADES E LIMITES DOS PROGRAMAS FEDERAIS PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA:
UM ESTADO DO CONHECIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.40212Palavras-chave:
Pibid, Residência pedagógica, Formação inicial, Estado do conhecimentoResumo
Este estudo apresenta um mapeamento de teses e dissertações relacionadas aos Programas Federais voltados à iniciação à docência, PIBID e Residência Pedagógica (RP), no Catálogo Digital de Teses e Dissertações da CAPES e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – BDTD, no período de 2010 a 2020. Tem como objetivo compreender, por meio de pesquisas já realizadas, como esses dois programas federais podem impactar na formação dos/as futuros/as professores/as. Realizou-se uma análise-descritiva e interpretativa, do tipo de estado do conhecimento, dos estudos relacionados à formação inicial docente nos programas PIBID e RP, sinalizando como principais limites: a restrição no número de bolsas ofertadas e fragilidades entre o currículo das IES, o estágio e os programas de iniciação à docência; como potencialidades, os estudos apontaram: a inserção no cotidiano da escola, a bolsa remunerada, as metodologias adotadas e a aproximação das universidades com a Educação Básica. Os resultados apontam possíveis contribuições na construção da identidade docente durante a formação inicial, uma vez que colaboram na qualificação do/a futuro/a professor/a, no sentido de uma formação autoral e emancipatória baseada na pesquisa, aproximando universidade e escola, articulando teoria e prática.
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