POTENCIALIDADES E LIMITES DOS PROGRAMAS FEDERAIS PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA:

UM ESTADO DO CONHECIMENTO

Autores

  • Alexandre Vanzuita Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense
  • Juliana Guérios Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.40212

Palavras-chave:

Pibid, Residência pedagógica, Formação inicial, Estado do conhecimento

Resumo

Este estudo apresenta um mapeamento de teses e dissertações relacionadas aos Programas Federais voltados à iniciação à docência, PIBID e Residência Pedagógica (RP), no Catálogo Digital de Teses e Dissertações da CAPES e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – BDTD, no período de 2010 a 2020. Tem como objetivo compreender, por meio de pesquisas já realizadas, como esses dois programas federais podem impactar na formação dos/as futuros/as professores/as. Realizou-se uma análise-descritiva e interpretativa, do tipo de estado do conhecimento, dos estudos relacionados à formação inicial docente nos programas PIBID e RP, sinalizando como principais limites: a restrição no número de bolsas ofertadas e fragilidades entre o currículo das IES, o estágio e os programas de iniciação à docência; como potencialidades, os estudos apontaram: a inserção no cotidiano da escola, a bolsa remunerada, as metodologias adotadas e a aproximação das universidades com a Educação Básica. Os resultados apontam possíveis contribuições na construção da identidade docente durante a formação inicial, uma vez que colaboram na qualificação do/a futuro/a professor/a, no sentido de uma formação autoral e emancipatória baseada na pesquisa, aproximando universidade e escola, articulando teoria e prática.

Biografia do Autor

  • Alexandre Vanzuita, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense

    Possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC (2004). Graduado em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR (2019). Mestre em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC (2007). Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2016). Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2018). Exerceu a função de Tesoureiro Estadual do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) em Santa Catarina (Gestão 2009-2011; 2013-2015; 2018-2020). Desenvolve a função de Tesoureiro Estadual do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) em Santa Catarina (Gestão 2021-2023). Atuou como Coordenador de Gestão de Área no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/IFC - CAPES (2014-2016). Desempenhou a função de Coordenador Institucional no Programa de Fomento à Formação de Professores da Educação Básica (ProF Licenciatura) - CAPES (2018-2020) e no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/IFC - CAPES (2018-2020 e 2020-2022). Faz parte do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE) - Mestrado Acadêmico em Educação do IFC. Exerce a função de Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE) (2019-2021 e 2021-2023). Atua como Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Classe D IV 2, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC) - Campus Camboriú. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: processos formativos; formação de professores, identidade(s) profissional(is), inserção profissional, produção da pesquisa, mestiçagem.

  • Juliana Guérios, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense

    Graduada em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC(2003), Especialista em Desenvolvimento Infantil pela UDESC(2005) e Especialista em Educação Física Escolar, Recreação, Fisiologia e Saúde pela Faculdade Guilherme Gamboa (2014). Mestra em Educação pelo Instituto Federal Catarinense - Camboriú (2021) Atualmente é Professora de Educação Física na Rede Municipal de Educação de Itajaí com início em 2005 até a presente data. Professora Supervisora do PIBID de 2015 até 2019. Tutora na modalidade EAD, na instituição UNOPAR na área do Ensino Superior em Educação Física desde 2015 até a presente data.

Publicado

2025-02-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
POTENCIALIDADES E LIMITES DOS PROGRAMAS FEDERAIS PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA:: UM ESTADO DO CONHECIMENTO. edur [Internet]. 10º de fevereiro de 2025 [citado 21º de abril de 2025];41(41). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/40212

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