As AS PEQUENAS ESCOLAS CRISTÃS DE LA SALLE: ORGANIZAÇÃO E TRABALHO NOS PRIMEIROS ANOS DE FUNDAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Educação, La Salle, França, Século XVII, Século XVIII

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir a fundação das Escolas Cristãs e do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs, iniciada por São João Batista de La Salle em 1694 na França. Apesar de comumente associados a uma instituição unicamente confessional, o que se observa na proposta pedagógica de tais escolas é um ensino reformista mas atento às necessidades sociais e que ia além da proposta tradicional de educação cristã presente nas demais instituições confessionais. La Salle arquitetou o ideal responsável pela condução das práticas pedagógicas encontradas em suas “pequenas escolas”, bem como na vida e formação dos primeiros mestres-irmãos. Sua originalidade se deu não apenas no campo pedagógico, mas também eclesial, reforçando o modelo congregacional de vida consagrada, formado exclusivamente por leigos, cujo propósito era o de prepará-los para a tarefa de alfabetizar os filhos dos pobres e artesãos, a partir de um projeto aristocrático de ensino. Em seu trabalho, juntamente com os Irmãos das escolas, o que se viu foi uma educação que, apesar da rigidez no cumprimento das regras, viabilizou uma expansão da educação elementar para os mais pobres ao longo do século XVIII especialmente na França.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jhonatan Diógenes de Oliveira Alves, Universidade Estadual de Maringá

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Maringá, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá, graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário de Maringá (Unicesumar); Especialista em Filosofia Contemporânea pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras ? FACEL; Especialista em Tradução e Interpretação de LIBRAS pela Faculdade São Fidelis (FSF) e Especialista em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (UNIPAR). Professor conteudista em cursos de graduação e pós-graduação na modalidade EaD nas disciplinas de História das Religiões e História da Arte (Faculdade Eficaz), Filosofia da Educação (Unimar E Unicesumar), Sociologia da Religião, Psicologia da Religião, Libras, Territórios Educativos (VG Educacional). Professor de Filosofia pela Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina -SED. Atuou como professor de Filosofia pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná de 2013 a 2017; Atuou como Intérprete de Libras na Universidade Paranaense, campus Cianorte, no ano de 2016. Exerceu a mesma função no Centro Universitário de Maringá no ano de 2017.

Cézar de Alencar Arnaut de Toledo, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1978), mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1987) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Atualmente é professor voluntário no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Religião, Filosofia, Educação, Educação Brasileira, século XVI, século XVII, século XVIII, Fundamentos da Educação, Reforma Protestante, Protestantismos, Ensino Religioso, Instituições Educativas, Jesuítas e Franciscanos.

Publicado

2023-09-05

Como Citar

Diógenes de Oliveira Alves, J., & de Alencar Arnaut de Toledo, C. (2023). As AS PEQUENAS ESCOLAS CRISTÃS DE LA SALLE: ORGANIZAÇÃO E TRABALHO NOS PRIMEIROS ANOS DE FUNDAÇÃO. Educação Em Revista, 39(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/40261

Edição

Seção

Artigos