SAÚDE MENTAL NA UNIVERSIDADE: AÇÕES E INTERVENÇÕES VOLTADAS PARA OS ESTUDANTES

Autores

  • Lucélia Maria Gomes UFAL
  • HELIANE DE ALMEIDA LINS LEITÃO Universidade Federal de Alagoas
  • KYSSIA MARCELLE CALHEIROS SANTOS Universidade Federal de Alagoas
  • SUSANE VASCONCELOS ZANOTTI Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

saúde mental, ensino superior, estudante universitário

Resumo

Pesquisas realizadas pelo FONAPRACE apontam índices elevados de adoecimento da comunidade estudantil, resultando no debate e no investimento em programas e ações voltados para a saúde mental do estudante universitário. Somado a isso, em 2020, o Brasil se deparou com a conjuntura imposta pela pandemia da COVID-19, ocasionando impacto negativo na saúde mental. Este estudo, de caráter documental, buscou identificar e analisar as intervenções em saúde mental da UFAL,  direcionadas para o corpo estudantil. Para tanto, foi realizado mapeamento dos serviços e as ações em saúde mental, no site e redes sociais da universidade, voltadas especificamente para o corpo discente, compreendidas no período de 2010 até 2020.  Elegeu-se como corpus analítico os Relatórios de Gestão Institucional e as informações/notícias disponíveis. A coleta de dados ocorreu de dezembro de 2020 a abril de 2021, utilizando os descritores “saúde mental”, “sofrimento psíquico”, “adoecimento psíquico” e “qualidade de vida”. A análise dos documentos, realizada através da Análise de Conteúdo, permitiu a emergência de duas categorias que expressaram os resultados da pesquisa: “assistência à saúde mental” na UFAL: da política de permanência à permanência de ações” e “articular junto...”: intersetorialidade “[...]um caminho a percorrer”. As intervenções em saúde mental realizadas na UFAL são recentes, ainda escassas e foram impulsionadas pelas políticas de democratização, sugerindo serem desenvolvidas, em sua maioria, pelo setor de assistência estudantil, numa perspectiva de prevenção. Desafios se apresentam quanto à interdisciplinaridade e à intersetorialidade, uma vez que as ações apresentaram-se fragmentadas e com pouca articulação institucional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucélia Maria Gomes, UFAL

Psicóloga pela FAFIRE e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas (2020). Atualmente é psicóloga na Assistência Estudantil da Universidade Federal de Alagoas – UFAL.

HELIANE DE ALMEIDA LINS LEITÃO , Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1982), Doutorado em Psicologia pela University of Kent (1995) e pós-doutorado em Psicologia pela University of Kent, Inglaterra (2014). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal de Alagoas, atua como docente e pesquisadora no Instituto de Psicologia.

KYSSIA MARCELLE CALHEIROS SANTOS, Universidade Federal de Alagoas

Psicóloga pela Universidade Federal de Alagoas e mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas (2013). Atua como psicóloga no Serviço de Psicologia Aplicada da Universidade Federal de Alagoas.

SUSANE VASCONCELOS ZANOTTI, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Psicologia - Universidade Federal do Espírito Santo (1999) e doutorado em Psicologia (2006) - Universidade Federal do Rio de Janeiro com estágio de Doutorado no Departamento de Psicanálise - Université Paris 8. Atualmente é professora associada 3 da Universidade Federal de Alagoas e professora do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Psicologia da Universidade Federal de Alagoas.

Publicado

2023-06-21

Como Citar

Gomes, L. M., DE ALMEIDA LINS LEITÃO , H. ., MARCELLE CALHEIROS SANTOS, K., & VASCONCELOS ZANOTTI, S. . (2023). SAÚDE MENTAL NA UNIVERSIDADE: AÇÕES E INTERVENÇÕES VOLTADAS PARA OS ESTUDANTES. Educação Em Revista, 39(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/40310

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.