SAÚDE MENTAL NA UNIVERSIDADE: AÇÕES E INTERVENÇÕES VOLTADAS PARA OS ESTUDANTES

Autores

  • Lucélia Maria Gomes UFAL
  • HELIANE DE ALMEIDA LINS LEITÃO Universidade Federal de Alagoas
  • KYSSIA MARCELLE CALHEIROS SANTOS Universidade Federal de Alagoas
  • SUSANE VASCONCELOS ZANOTTI Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

saúde mental, ensino superior, estudante universitário

Resumo

Pesquisas realizadas pelo FONAPRACE apontam índices elevados de adoecimento da comunidade estudantil, resultando no debate e no investimento em programas e ações voltados para a saúde mental do estudante universitário. Somado a isso, em 2020, o Brasil se deparou com a conjuntura imposta pela pandemia da COVID-19, ocasionando impacto negativo na saúde mental. Este estudo, de caráter documental, buscou identificar e analisar as intervenções em saúde mental da UFAL,  direcionadas para o corpo estudantil. Para tanto, foi realizado mapeamento dos serviços e as ações em saúde mental, no site e redes sociais da universidade, voltadas especificamente para o corpo discente, compreendidas no período de 2010 até 2020.  Elegeu-se como corpus analítico os Relatórios de Gestão Institucional e as informações/notícias disponíveis. A coleta de dados ocorreu de dezembro de 2020 a abril de 2021, utilizando os descritores “saúde mental”, “sofrimento psíquico”, “adoecimento psíquico” e “qualidade de vida”. A análise dos documentos, realizada através da Análise de Conteúdo, permitiu a emergência de duas categorias que expressaram os resultados da pesquisa: “assistência à saúde mental” na UFAL: da política de permanência à permanência de ações” e “articular junto...”: intersetorialidade “[...]um caminho a percorrer”. As intervenções em saúde mental realizadas na UFAL são recentes, ainda escassas e foram impulsionadas pelas políticas de democratização, sugerindo serem desenvolvidas, em sua maioria, pelo setor de assistência estudantil, numa perspectiva de prevenção. Desafios se apresentam quanto à interdisciplinaridade e à intersetorialidade, uma vez que as ações apresentaram-se fragmentadas e com pouca articulação institucional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lucélia Maria Gomes, UFAL

    Psicóloga pela FAFIRE e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas (2020). Atualmente é psicóloga na Assistência Estudantil da Universidade Federal de Alagoas – UFAL.

  • HELIANE DE ALMEIDA LINS LEITÃO , Universidade Federal de Alagoas

    Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1982), Doutorado em Psicologia pela University of Kent (1995) e pós-doutorado em Psicologia pela University of Kent, Inglaterra (2014). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal de Alagoas, atua como docente e pesquisadora no Instituto de Psicologia.

  • KYSSIA MARCELLE CALHEIROS SANTOS, Universidade Federal de Alagoas

    Psicóloga pela Universidade Federal de Alagoas e mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas (2013). Atua como psicóloga no Serviço de Psicologia Aplicada da Universidade Federal de Alagoas.

  • SUSANE VASCONCELOS ZANOTTI, Universidade Federal de Alagoas

    Possui graduação em Psicologia - Universidade Federal do Espírito Santo (1999) e doutorado em Psicologia (2006) - Universidade Federal do Rio de Janeiro com estágio de Doutorado no Departamento de Psicanálise - Université Paris 8. Atualmente é professora associada 3 da Universidade Federal de Alagoas e professora do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Psicologia da Universidade Federal de Alagoas.

Publicado

21-06-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
SAÚDE MENTAL NA UNIVERSIDADE: AÇÕES E INTERVENÇÕES VOLTADAS PARA OS ESTUDANTES. edur [Internet]. 21º de junho de 2023 [citado 23º de junho de 2025];39(39). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/40310

Artigos Semelhantes

1-10 de 279

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.