ENSINO ENCANTADO DE CIÊNCIAS

APORTES DECOLONIAIS DAS MACUMBAS E ENCRUZILHADAS

Autores

  • Thiago José Jesus Rebello Fiocruz
  • Rosane Moreira Silva de Meirelles Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil
  • Rogério Mendes de Lima Colégio Pedro II, Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Palavras-chave:

Decolonialidade, Epistemologia das macumbas, Pedagogia das encruzilhadas, Ensino de ciências

Resumo

O conceito de colonialidade repercute a presença dos padrões racistas de poder do colonialismo na realidade contemporânea. Baseado na Epistemologia das Macumbas e na Pedagogia das Encruzilhadas - pensadas por Luiz Rufino e Luiz Antônio Simas, este trabalho propõe o ensino encantado de ciências: uma possibilidade de transgressão da colonialidade por meio do ensino de Ciências. Primeiro, posiciona-se a obra de Simas e Rufino dentro do pensamento decolonial. Em seguida, são discutidos os fundamentos da Epistemologia das Macumbas e da Pedagogia das Encruzilhadas, com destaque para os conceitos de encantamento e cruzo. Conclui-se propondo o ensino encantado de ciências como projeto pautado na crítica à ocidentalidade e na construção da interculturalidade a partir das macumbas brasileiras.

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Biografia do Autor

Thiago José Jesus Rebello, Fiocruz

Licenciado em Ciências Biológicas (UERJ). Mestre em Ensino em Biociências e Saúde (Fiocruz). Experiência docente na Educação Básica. Desenvolve pesquisas, prioritariamente, sobre o ensino de ciências em diálogo com a cultura popular e o conhecimento tradicional. Atualmente, concentra-se na investigação do ensino de botânica à luz de referenciais multiculturais e decoloniais.

Rosane Moreira Silva de Meirelles, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Mãe do Bruno e da Luana. Doutora e Mestre em Ciências pelo Programa de Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC-Fiocruz) e graduada em Ciências Biológicas (licenciatura) pela UNESP (Universidade Estadual Paulista - campus Rio Claro-SP). Professora Adjunta no Departamento de Ensino de Ciências e Biologia (DECB - IBRAG - UERJ), desde 2015. Coordenadora adjunta no Programa stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde em convênio com o Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB - IOC - Fiocruz) e orientadora no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO - associada UERJ). Coordenadora adjunta no Curso lato sensu em Ensino de Ciências (DECB - IBRAG - UERJ). Atua nas linhas de pesquisa: Ensino-aprendizagem em Ciências e Biologia; Educação em Saúde; Educação Ambiental; CiênciArte, Divulgação Científica (Mestrado Acadêmico e Doutorado) e Produção e Avaliação de Recursos Didáticos para o Ensino de Ciências e Biologia (Lato sensu e Mestrado Profissional). Bolsista Prociência (UERJ-FAPERJ): 2017-2020/ 2020-atual.

Rogério Mendes de Lima, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Doutor em Ciências Humanas e Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ. Licenciado e bacharel em Ciências Sociais pela UERJ. Membro do corpo docente do Departamento de Sociologia do Colégio Pedro II e do Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II. Coordenador do Laboratório de Pesquisa e Extensão em Ensino de Sociologia Lélia Gonzalez (LAPES). Atualmente desenvolve, sob a perspectiva decolonial, pesquisas sobre as relações de gênero e raça no espaço escolar.

Publicado

2024-10-25

Como Citar

Jesus Rebello, T. J., Silva de Meirelles, R. M., & Mendes de Lima, R. (2024). ENSINO ENCANTADO DE CIÊNCIAS: APORTES DECOLONIAIS DAS MACUMBAS E ENCRUZILHADAS. Educação Em Revista, 40(40). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/40516

Edição

Seção

Artigos