LA ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS ENCANTADA

APORTE DECOLONIAL DE MACUMBAS Y ENCRUCIJADA

Autores/as

  • Thiago José Jesus Rebello Fiocruz
  • Rosane Moreira Silva de Meirelles Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Rogério Mendes de Lima Colégio Pedro II, Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Palabras clave:

Decolonialidad, Pedagogía de la encrucijada, Epistemología de las macumbas, Enseñanza de las ciencias

Resumen

El concepto de colonialidad refleja la presencia de los patrones de poder racistas del colonialismo en la realidad contemporánea. A partir de la Epistemología de las Macumbas y de la Pedagogía de la Encrucijada en el pensamiento de Luiz Rufino y Luiz Antônio Simas, este estudio propone una enseñanza de las ciencias encantada, una posibilidad de transgresión de la colonialidad a través de la enseñanza de las ciencias. Primero, se posiciona el trabajo de Simas y Rufino dentro del pensamiento decolonial, seguido de una discusión sobre los fundamentos de la Epistemología de las Macumbas y la Pedagogía de la Encrucijada, centrándose en los conceptos de encantamiento y cruzo. El estudio concluye proponiendo la enseñanza de las ciencias encantadas como un proyecto basado en una crítica a la occidentalidad y en la construcción de la interculturalidad a partir de las macumbas brasileñas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thiago José Jesus Rebello, Fiocruz

Licenciado em Ciências Biológicas (UERJ). Mestre em Ensino em Biociências e Saúde (Fiocruz). Experiência docente na Educação Básica. Desenvolve pesquisas, prioritariamente, sobre o ensino de ciências em diálogo com a cultura popular e o conhecimento tradicional. Atualmente, concentra-se na investigação do ensino de botânica à luz de referenciais multiculturais e decoloniais.

Rosane Moreira Silva de Meirelles, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Mãe do Bruno e da Luana. Doutora e Mestre em Ciências pelo Programa de Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC-Fiocruz) e graduada em Ciências Biológicas (licenciatura) pela UNESP (Universidade Estadual Paulista - campus Rio Claro-SP). Professora Adjunta no Departamento de Ensino de Ciências e Biologia (DECB - IBRAG - UERJ), desde 2015. Coordenadora adjunta no Programa stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde em convênio com o Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB - IOC - Fiocruz) e orientadora no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO - associada UERJ). Coordenadora adjunta no Curso lato sensu em Ensino de Ciências (DECB - IBRAG - UERJ). Atua nas linhas de pesquisa: Ensino-aprendizagem em Ciências e Biologia; Educação em Saúde; Educação Ambiental; CiênciArte, Divulgação Científica (Mestrado Acadêmico e Doutorado) e Produção e Avaliação de Recursos Didáticos para o Ensino de Ciências e Biologia (Lato sensu e Mestrado Profissional). Bolsista Prociência (UERJ-FAPERJ): 2017-2020/ 2020-atual.

Rogério Mendes de Lima, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Doutor em Ciências Humanas e Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ. Licenciado e bacharel em Ciências Sociais pela UERJ. Membro do corpo docente do Departamento de Sociologia do Colégio Pedro II e do Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II. Coordenador do Laboratório de Pesquisa e Extensão em Ensino de Sociologia Lélia Gonzalez (LAPES). Atualmente desenvolve, sob a perspectiva decolonial, pesquisas sobre as relações de gênero e raça no espaço escolar.

Publicado

2024-10-25

Cómo citar

Jesus Rebello, T. J., Silva de Meirelles, R. M., & Mendes de Lima, R. (2024). LA ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS ENCANTADA: APORTE DECOLONIAL DE MACUMBAS Y ENCRUCIJADA. Educação Em Revista, 40(40). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/40516

Número

Sección

Artigos