ENCHANTED SCIENCE TEACHING

DECOLONIAL MACUMBAS AND CROSSROADS CONTRIBUTIONS

Authors

  • Thiago José Jesus Rebello Fiocruz
  • Rosane Moreira Silva de Meirelles Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Rogério Mendes de Lima Colégio Pedro II, Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Keywords:

Decoloniality, Epistemology of macumbas, Pedagogy of the crossroads, Science teaching

Abstract

The coloniality concept reflects the presence of colonialism's racist power patterns in contemporary reality. Based on Macumbas Epistemology and Crossroads Pedagogy as thought by Luiz Rufino and Luiz Antônio Simas, this study proposes an enchanted science teaching, a possibility of coloniality transgression through science teaching. First, Simas and Rufino’s work is positioned within decolonial thought, followed by a discussion on the foundations of Macumbas Epistemology and Crossroads Pedagogy, focusing on the enchantment and cruzo concepts. The study concludes by proposing enchanted science teaching as a project based on a westernity critique and on interculturality construction based on Brazilian macumbas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Thiago José Jesus Rebello, Fiocruz

Licenciado em Ciências Biológicas (UERJ). Mestre em Ensino em Biociências e Saúde (Fiocruz). Experiência docente na Educação Básica. Desenvolve pesquisas, prioritariamente, sobre o ensino de ciências em diálogo com a cultura popular e o conhecimento tradicional. Atualmente, concentra-se na investigação do ensino de botânica à luz de referenciais multiculturais e decoloniais.

Rosane Moreira Silva de Meirelles, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Mãe do Bruno e da Luana. Doutora e Mestre em Ciências pelo Programa de Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC-Fiocruz) e graduada em Ciências Biológicas (licenciatura) pela UNESP (Universidade Estadual Paulista - campus Rio Claro-SP). Professora Adjunta no Departamento de Ensino de Ciências e Biologia (DECB - IBRAG - UERJ), desde 2015. Coordenadora adjunta no Programa stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde em convênio com o Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB - IOC - Fiocruz) e orientadora no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO - associada UERJ). Coordenadora adjunta no Curso lato sensu em Ensino de Ciências (DECB - IBRAG - UERJ). Atua nas linhas de pesquisa: Ensino-aprendizagem em Ciências e Biologia; Educação em Saúde; Educação Ambiental; CiênciArte, Divulgação Científica (Mestrado Acadêmico e Doutorado) e Produção e Avaliação de Recursos Didáticos para o Ensino de Ciências e Biologia (Lato sensu e Mestrado Profissional). Bolsista Prociência (UERJ-FAPERJ): 2017-2020/ 2020-atual.

Rogério Mendes de Lima, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Doutor em Ciências Humanas e Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ. Licenciado e bacharel em Ciências Sociais pela UERJ. Membro do corpo docente do Departamento de Sociologia do Colégio Pedro II e do Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II. Coordenador do Laboratório de Pesquisa e Extensão em Ensino de Sociologia Lélia Gonzalez (LAPES). Atualmente desenvolve, sob a perspectiva decolonial, pesquisas sobre as relações de gênero e raça no espaço escolar.

Published

2024-10-25

How to Cite

Jesus Rebello, T. J., Silva de Meirelles, R. M., & Mendes de Lima, R. (2024). ENCHANTED SCIENCE TEACHING: DECOLONIAL MACUMBAS AND CROSSROADS CONTRIBUTIONS. Educação Em Revista, 40(40). Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/40516

Issue

Section

Artigos