CURRÍCULOS COM ARTE EM TORNO DE UMA EDUCAÇÃO CONTRACULTURAL

Autores

  • Sandra Kretli Silva Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Janete Magalhães Carvalho Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

contracultura, currículos, diferença, signos artísticos, docência

Resumo

O artigo argumenta sobre o modo como os currículos que utilizam a arte com seus signos sensíveis podem possibilitar um movimento do pensamento em torno de uma educação contracultural que, afirma a vida em contraponto aos processos de sujeição capitalistas. Dialoga, com intercessores teóricos pós-fundamentalistas, acerca das conceituações de culturas, de currículos, de docências, das imagens de signos artísticos em sua relação com a formação de um povo por vir. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa-formação realizada com professoras de uma rede municipal de ensino, de modo virtual via Google Meet, no ano de 2021.Objetiva, portanto, pensar a força dos signos artísticos nas invenções e composições culturais e curriculares. Exemplifica, nos resultados, alguns desestabilizadores   que professoras, nos encontros com os signos das artes, escavam, abrem fissuras no pensamento dogmático — pensamento como representação —, abrindo frestas para a passagem de um pensamento nômade que escapa, que experimenta e cria aberturas para passagem dos fluxos de forças imagéticas e conversacionais de modo a expandir processos de diferenciação e assim inventar novas imagens para as escolas, para as culturas e para os currículos com a força da diferença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Kretli Silva, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Sandra Kretli

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), na linha de pesquisa “Cultura, Currículo e Formação de Educadores”. Possui graduação em Pedagogia pela (Universidade Federal do ES). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Teorias e Práticas de Ensino da Universidade Federal do Espírito Santo e professora do curso de Licenciatura em Educação do Campo/UFES. Membro do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Currículo, Cotidiano e Cultura. É Pesquisadora do GRPesq/CNPq Currículos, Cotidianos, Culturas e Redes de Conhecimento (PPGE/UFES) e do GRPesq/CNPq Cotidiano Escolar e Currículo (PROPEd/UERJ). Áreas de atuação: Currículo; Formação de Professores; Didática como criação; Aprendizagem-ensino; Cotidiano escolar, Educação do Campo. 

E-mail: sandra.kretli@hotmail.com

 

Janete Magalhães Carvalho, Universidade Federal do Espírito Santo

Pós-doutora em Currículo e Cotidiano Escolar pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e em Sociologia da Vida Cotidiana pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Doutora em Fundamentos da Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Líder dos grupos de pesquisa: "Currículos, cotidianos, culturas e redes de conhecimentos" e "Formação de professores e práticas pedagógicas". Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão Com-Versações com a Filosofia da Diferença em em Currículos e Formação de Professores. Professora Titular do Departamento de Educação, Política e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Áreas de atuação: Currículo; Formação de Professores; Teoria do Conhecimento; Cotidiano escolar.

Publicado

2023-06-21

Como Citar

Silva, S. K., & Carvalho, J. M. (2023). CURRÍCULOS COM ARTE EM TORNO DE UMA EDUCAÇÃO CONTRACULTURAL. Educação Em Revista, 39(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/40555

Edição

Seção

Artigos