A EDUCAÇÃO DAS PESSOAS SURDAS NO BRASIL: UMA ANÁLISE AO LONGO DE 20 ANOS (2002-2022) APÓS O RECONHECIMENTO DA LEI DE LIBRAS

Autores

  • Luiz Renato Martins da Rocha Universidade Federal do ABC (UFABC), Sandro André, São Paulo (SP), Brasil
  • Mara Silvia Pasian Universidade Federal do ABC (UFABC), Sandro André, São Paulo (SP), Brasil

Palavras-chave:

libras, legislação, deficiência auditiva, surdez

Resumo

A Educaçãodas pessoas surdas e com deficiência auditiva, ora foi marcada pela fase da exaltação, ora da exclusão, o que impactou, de forma negativa, no ingresso dessas pessoas aos mais diversos espaços educacionais. Diante desse cenário, legislações foram sendo criadas a fim de que o direito e a dignidade humana de todos fossem garantidos. Objetivamos assim, analisar quais mudanças, a Lei Nº 10.436 de 2002 proporcionou na educação das pessoas surdas e com deficiência auditiva em 20 anos (de 2002 a 2022), com base nas sinopses dos censos educacionais. Utilizamo-nos da pesquisa descritiva, exploratória e de natureza qualitativa. A análise proporcionou vislumbrar que nesses 20 anos da Lei de Libras, assim conhecida popularmente a Lei Nº 10.436 de 2002, muitos avanços ocorreram desde o aumento no ingresso dos estudantes surdos e com deficiência auditiva em comparação às matrículas na educação básica e educação superior, até a valorização da língua brasileira de sinais –Libras nos mais diversos espaços da sociedade e garantias com relação à saúde, no entanto, ainda estamos distantes de uma proporção efetiva desse público na educação brasileira, quando em comparação aos dados do censo demográfico.    

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Renato Martins da Rocha, Universidade Federal do ABC (UFABC), Sandro André, São Paulo (SP), Brasil

Professor Adjunto da Universidade Federal do ABC (UFABC). Doutor e Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar; Especialista em Surdez: Libras, Educação Especial Inclusiva e Docência da Educação Superior; Licenciatura Plena em Matemática, Pedagogia e acadêmico do curso de Letras-Libras bacharelado. Já ministrou diversos cursos e palestras para professores (municipais e estaduais), alunos do ensino médio, técnico e superior nas diversas áreas de formação.

Mara Silvia Pasian, Universidade Federal do ABC (UFABC), Sandro André, São Paulo (SP), Brasil

Professora da Universidade Federal do ABC (UFABC) do Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC). Docente do programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão da Inovação - PPGINV Pós-doutorado em Psicologia na Universidade de Quebec em Trois-Rivières (UQTR), Canadá. Pós-doutorado em Educação Especial pela FAPESP - UFSCar. Doutora em Psicologia pela USP. Graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Atua em pesquisas nas áreas de: Educação Especial e Inclusão escolar, do desenvolvimento infantil e aprendizagem, comportamento e aprendizagem, maus-tratos infantis, negligência e orientação familiar. Dificuldades de aprendizagem e sucesso escolar. Docente e Tutora em cursos de Especialização EaD.

Publicado

2023-12-04

Como Citar

Rocha, L. R. M. da, & Pasian, M. S. (2023). A EDUCAÇÃO DAS PESSOAS SURDAS NO BRASIL: UMA ANÁLISE AO LONGO DE 20 ANOS (2002-2022) APÓS O RECONHECIMENTO DA LEI DE LIBRAS. Educação Em Revista, 39(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/40565

Edição

Seção

Artigos