Uma ATIVIDADE CRIADORA COLETIVA: UNIDADE DE RESISTÊNCIA DO TRABALHO DOCENTE
UNIDADE DE RESISTÊNCIA DO TRABALHO DOCENTE
Palavras-chave:
imaginação e criação, trabalho docente, anos iniciais de escolarização, atividade criadora coletiva, relações de ensinoResumo
Processos imaginativos e criadores de professoras dos anos iniciais de escolarização são analisados neste trabalho, à luz da Teoria Histórico-Cultural, ancorados, sobretudo, nos conceitos de trabalho social em Marx e atividades reprodutiva e criadora em Vigotski e interlocutores. Intentou-se responder à pergunta: na atividade docente, o que evidencia os processos imaginativos e criadores? O contexto de pesquisa abrange o trabalho docente de professoras de uma escola envolvida em um projeto de parceria colaborativa universidade/escola. A análise de atividades de ensino, mediada pela unidade de análise atividade criadora coletiva mostrou, por um lado, a coexistência das atividades reprodutiva e criadora no trabalho docente: processos de criação emanam das e entre atividades reprodutivas prescritas, constituindo-se e sendo constituidores de práticas coletivas de resistência; por outro lado, um ato criativo essencialmente coletivo, entretecido por elementos oriundos da relação entre imaginação e realidade, emergem da interrelação entre experiências pessoais, profissionais, alheias e históricas, com fortes enlaces emocionais. Evidenciou-se o coletivo como unidade de resistência, no qual a imaginação de cada sujeito é, ao mesmo tempo, por ele sustentada e fonte de criação coletiva. Esses resultados levam à defesa de que ações colaborativas entre docentes as convidam para a atividade de imaginação e criação, pois a riqueza do vivenciado não seria promovida por trabalhos docentes isolados. Afinal, o trabalho coletivo e a autoria docente sobre esse trabalho, mediados pela imaginação, são pilares para a construção da docência como atividade humana, como práxis.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.