Uma ATIVIDADE CRIADORA COLETIVA: UNIDADE DE RESISTÊNCIA DO TRABALHO DOCENTE

UNIDADE DE RESISTÊNCIA DO TRABALHO DOCENTE

Autores

  • Maria Nizete de Azevedo Universidade Federal de São Paulo
  • Ana Luiza Smolka Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

imaginação e criação, trabalho docente, anos iniciais de escolarização, atividade criadora coletiva, relações de ensino

Resumo

Processos imaginativos e criadores de professoras dos anos iniciais de escolarização são analisados neste trabalho, à luz da Teoria Histórico-Cultural, ancorados, sobretudo, nos conceitos de trabalho social em Marx e atividades reprodutiva e criadora em Vigotski e interlocutores. Intentou-se responder à pergunta: na atividade docente, o que evidencia os processos imaginativos e criadores? O contexto de pesquisa abrange o trabalho docente de professoras de uma escola envolvida em um projeto de parceria colaborativa universidade/escola. A análise de atividades de ensino, mediada pela unidade de análise atividade criadora coletiva mostrou, por um lado, a coexistência das atividades reprodutiva e criadora no trabalho docente: processos de criação emanam das e entre atividades reprodutivas prescritas, constituindo-se e sendo constituidores de práticas coletivas de resistência; por outro lado, um ato criativo essencialmente coletivo, entretecido por elementos oriundos da relação entre imaginação e realidade, emergem da interrelação entre experiências pessoais, profissionais, alheias e históricas, com fortes enlaces emocionais. Evidenciou-se o coletivo como unidade de resistência, no qual a imaginação de cada sujeito é, ao mesmo tempo, por ele sustentada e fonte de criação coletiva. Esses resultados levam à defesa de que ações colaborativas entre docentes as convidam para a atividade de imaginação e criação, pois a riqueza do vivenciado não seria promovida por trabalhos docentes isolados. Afinal, o trabalho coletivo e a autoria docente sobre esse trabalho, mediados pela imaginação, são pilares para a construção da docência como atividade humana, como práxis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Nizete de Azevedo, Universidade Federal de São Paulo

Professora e pesquisadora da Universidade Federal de São Paulo. Pós-doutorado na Faculdade de Educação da Unicamp, Doutora e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP (FEUSP) na área de Ensino de Ciências. Atuação profissional e pesquisas, principalmente, nas seguintes temáticas: práticas pedagógicas, estágios supervisionados, formação inicial e continuada de professores de Ciências,  imaginação e criação docente, mediação e linguagem em aulas de ciências.

Ana Luiza Smolka, Universidade Estadual de Campinas

Profa. Dra.  e pesquisadora da Universidade Estadual de Campinas. É coordenadora do Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Trabalha nas áreas da Educação e da Psicologia, e tem realizado projetos de investigação relacionados aos seguintes temas: desenvolvimento humano, relações de ensino, práticas escolares, práticas discursivas, perspectiva histórico-cultural. Ocupa atualmente a posição de coordenadora do Comitê Editorial dos Cadernos CEDES.

Publicado

2023-09-05

Como Citar

de Azevedo, M. N. ., & Bustamante Smolka, A. L. . (2023). Uma ATIVIDADE CRIADORA COLETIVA: UNIDADE DE RESISTÊNCIA DO TRABALHO DOCENTE: UNIDADE DE RESISTÊNCIA DO TRABALHO DOCENTE . Educação Em Revista, 39(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/40604

Edição

Seção

Artigos