ENGAJAMENTO, DELIBERAÇÃO E INFORMAÇÃO:

COMO OS ESTUDANTES PENSAM A DEMOCRACIA

Autores

  • Marina Valentim Brasil PUCRS
  • Isadora Bins Ely Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Angelo Brandelli Costa Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

cidadania, engajamento cívico, juventude, escola, educação

Resumo

Este trabalho buscou compreender a forma que jovens do Ensino Médio de uma escola pública em Porto Alegre (RS) compreendem o conceito da democracia, partindo da premissa de que esta noção é necessária para o engajamento cívico efetivo e serve de indicativo dos efeitos da educação para a vida pública que tem ocorrido em nosso contexto. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, fruto de uma pesquisa maior. Uma escola foi contatada em maio de 2018, e participaram da pesquisa 197 estudantes de Ensino Médio. Serão apresentados os resultados da análise das respostas dos estudantes para a pergunta: “O que é democracia?”. Como método de análise, foi utilizado o método de Análise Temática. A partir das respostas dos participantes foram constituídos cinco eixos temáticos, que demonstram que as ideias sobre democracia parecem evidenciar um importante distanciamento do tema da democracia. Discute-se que mesmo com diversos recursos de mobilização na atualidade e de posturas pró democracia, a barreira maior para um exercício efetivo da vida pública possa ser a oferta da oportunidade de instrumentalizar-se politicamente, através de maiores informações e a defesa dos valores desta. Carecemos, portanto, de garantias institucionais no aspecto mais defendido como indispensável pela literatura acadêmica: a garantia de sermos educados politicamente. Defende-se que o aspecto mais deficitário para a cidadania jovem ativa seja a garantia de espaços formais para que esta possa ser construída, e que isso deve ocorrer dentro das escolas.

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Biografia do Autor

Marina Valentim Brasil, PUCRS

Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul ( PUC-RS). Psicóloga clínica sob abordagem teórica psicanalítica (IEPP/POA). Experiência com estudos de gênero, atuando na interlocução de problemáticas relacionadas a gênero e na teoria psicanalítica. Possui pesquisa relacionada a população jovem, educação política, engajamento cívico e fenômenos relacionados ao papel da educação no contexto brasileiro. É mestre em Psicologia ( PUCRS) e doutoranda em Psicologia Social . Seu foco atual de pesquisa está relacionado a construção de estereótipos sociais e preconceito intergrupal no contexto brasileiro. É integrante do grupo Preconceito, Vulnerabilidade e Processos Psicossociais ( PVPP),na condição de bolsista integral CAPES. É coordenadora do Núcleo de Gênero e Sexualidade no IEPP/POA. É diretora do departamento Científico do Instituto de Ensino e Pesquisa em Psicoterapia (IEPP/POA).

Isadora Bins Ely, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Estudante de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com experiência acadêmica internacional em Psicologia, Sociologia, História e Teatro Musical, no Worthing College, Inglaterra. Atualmente bolsista de iniciação científica (FAPERGS) no grupo de pesquisa Preconceito, Vulnerabilidades e Processos Psicossociais (PVPP).

 

Angelo Brandelli Costa, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, e do Programa de Pós-graduação em Ciências Medicina e Ciências da Saúde da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e coordenador do Grupo de Pesquisa Preconceito, Vulnerabilidade e Processos Psicossociais. Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialista em Psicologia Social e em Psicologia em Saúde (CFP), mestre em Psicologia Social e Institucional (PPGPSI/UFRGS), doutor em Psicologia (PPGPSICO/UFRGS) e com estágio pós-doutoral no PPGPSICO/UFRGS. Foi professor visitante na Universidade de Roma Sapienza (CAPES PRINT), lecionando disciplinas na Universidade do Trento e na Universidade de Duisburg-Essen (Internationalen UDE Gastdozierendenprogramm). Atualmente é pesquisador associado do Programa de Identidade de Gênero do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e atua como consultor da UNAIDS na coordenação da pesquisa Stigma Index Brasil. Já foi consultor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS-OMS) junto ao Ministério da Saúde na Cooperação Interfederativa para o HIV/AIDS do Rio Grande do Sul. Foi consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no programa HIV e as Cidades, junto à Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, e consultor da UNESCO no Programa de Prevenção à Violência junto à Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, coordenando a criação de Política Estadual de Saúde da População LGBT. Foi Conselheiro Titular do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (CRP/RS) (2017-2019). É editor-chefe da revista Trends in Psychology, editor associado das revistas PLOS ONE e Scientific Research, e membro do conselho editorial das revistas Personality and Social Psychology Bulletin, Personality and Social Psychology Review, Psychology & Sexuality e Interamerican Journal of Psychology. É coordenador do Grupo de Trabalho da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPPEP) Relações Intergrupais: Preconceito e Exclusão Social e membro da International Academy of Sex Research (IASR). Compõe o election commitee da Association for Psychological Science (APS), o International Affairs Committee da Society for Research in Child Development (2019-2021), o International Committee da Society for Personality and Social Psychology (2021-2024) e o SHAPES LGBTQI Thematic Cluster do Health Systems Global (HSG). Atua como coordenador dos projetos financiados pela chamada ERC-CONFAP-CNPQ 2020, edital ARD 10/2020 FAPERGS, Chamada CNPq/Decit/SCTIE/MS para estudos de Revisões Sistemáticas, Revisões de Escopo e Sínteses de evidências para políticas com foco nas áreas de atenção domiciliar, saúde do adolescente e inquéritos de saúde. Nº 16/2021, edital FAPERGS CAPES Programa de Internacionalização da Pós-graduação (2018/2) e do edital CNPq/MS-DCCI Nº 24/2019 - Pesquisas em Ações de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV/Aids e Hepatites Virais, e ecit/SCTIE/MS-CNPq-FAPERGS Nº08/2020- PPSUS. Coordenou os projetos financiados pelo edital Programa Pesquisador Gaúcho - PqG FAPERGS (2019/2), MCTIC / CNPQ Universal 2016 e Auxílio Recém Doutor/ARD-FAPERGS (2017/1). E colaborou nos projetos financiados pelos seguintes editais: MCTI/CNPq Nº 14/2012 - Universal; CNPq Nº 14/2011 - Universal; MCTI/CNPq Nº 14/2013 - Universal; MCTI /CNPq /MEC/CAPES Nº 18/2012 - Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. Já recebeu diversos reconhecimentos nacionais e internacionais pelo trabalho desenvolvido, sendo o primeiro pesquisador latino-americano a receber o Rising Star da Association of Psychological Science (APS), além disso é um dos 30 líderes do APA Global Psychology Learning Leadership Institute 

Publicado

2023-08-03

Como Citar

Valentim Brasil, M., Bins Ely, I., & Brandelli Costa, A. (2023). ENGAJAMENTO, DELIBERAÇÃO E INFORMAÇÃO: : COMO OS ESTUDANTES PENSAM A DEMOCRACIA . Educação Em Revista, 39(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/40763

Edição

Seção

Artigos