O USO DE PODCASTS COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO: ABORDAGENS NOS PERIÓDICOS NACIONAIS ENTRE 2009 E 2020

Autores

  • André Celarino IFPR https://orcid.org/0000-0002-1663-2323
  • MIGUEL ANGELO LARSSEN STOHR Instituto Federal do Paraná
  • KÁSSIA DANIELI BRESCIANI Instituto Federal do Paraná
  • GUILHERME ANTONIO CADORIN Instituto Federal do Paraná
  • JOÃO PAULO GANHOR Instituto Federal do Paraná

Palavras-chave:

Podcasts, Educação, Ferramentas educacionais.

Resumo

O atual patamar de desenvolvimento tecnológico atingido pela sociedade nos permite inferir que vivemos em uma quarta ou até mesmo quinta revolução industrial. Neste contexto, é praticamente uma exigência que se reflita como a educação e essencialmente a escola, como um dos locus de ensino e aprendizagem, têm se adaptado a este novo ecossistema. Uma das ferramentas que surge deste contexto é o podcast, ferramenta que permite compartilhamento de arquivos de áudio vinculados a aplicativos e sites de hospedagem. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi investigar como se deu o surgimento e a expansão dos podcasts em ambientes educacionais no Brasil, mapeando a produção nos periódicos nacionais através do portal de periódicos da Capes (Centro de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Ao todo, foram selecionados 18 trabalhos publicados desde 2009 a 2020 para fazer parte do corpus de análise, em seguida verificou-se a instituição de vínculo dos autores, as áreas de formação, tipo de publicação, revistas mais citadas e a distribuição cronológica destas citações. Tais dados nos permitiram concluir que as tentativas de utilização dos podcasts em ambientes educacionais têm aumentado significativamente, sobretudo no período entre 2013 e 2020. Já com relação às instituições, se destacaram as públicas em detrimentos das particulares, importante ressaltar também que 40,4% das citações realizadas pelos autores do corpus são livros, enquanto 28,9% são periódicos, indicando que esta ainda é uma área com muito espaço para pesquisa, uma vez que a maioria das citações de livros se referem a autores únicos.

Biografia do Autor

  • André Celarino, IFPR

    Docente do Instituto Federal do Paraná. Quedas do Iguaçu, PR. Brasil.

  • MIGUEL ANGELO LARSSEN STOHR, Instituto Federal do Paraná

    Estudante do curso técnico em informática no Instituto Federal do Paraná. Quedas do Iguaçu, PR. Brasil.

  • KÁSSIA DANIELI BRESCIANI, Instituto Federal do Paraná

    Estudante do curso técnico em informática no Instituto Federal do Paraná. Quedas do Iguaçu, PR. Brasil.

  • GUILHERME ANTONIO CADORIN, Instituto Federal do Paraná

    Estudante do curso técnico em informática no Instituto Federal do Paraná. Quedas do Iguaçu, PR. Brasil.

  • JOÃO PAULO GANHOR, Instituto Federal do Paraná

    Docente do Instituto Federal do Paraná. Quedas do Iguaçu, PR. Brasil.

Publicado

2023-11-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O USO DE PODCASTS COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO: ABORDAGENS NOS PERIÓDICOS NACIONAIS ENTRE 2009 E 2020. (2023). Educação Em Revista , 39(39). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/40882

Artigos Semelhantes

1-10 de 243

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.