O USO DE PODCASTS COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO: ABORDAGENS NOS PERIÓDICOS NACIONAIS ENTRE 2009 E 2020

Autores

  • André Celarino IFPR https://orcid.org/0000-0002-1663-2323
  • MIGUEL ANGELO LARSSEN STOHR Instituto Federal do Paraná
  • KÁSSIA DANIELI BRESCIANI Instituto Federal do Paraná
  • GUILHERME ANTONIO CADORIN Instituto Federal do Paraná
  • JOÃO PAULO GANHOR Instituto Federal do Paraná

Palavras-chave:

Podcasts, Educação, Ferramentas educacionais.

Resumo

O atual patamar de desenvolvimento tecnológico atingido pela sociedade nos permite inferir que vivemos em uma quarta ou até mesmo quinta revolução industrial. Neste contexto, é praticamente uma exigência que se reflita como a educação e essencialmente a escola, como um dos locus de ensino e aprendizagem, têm se adaptado a este novo ecossistema. Uma das ferramentas que surge deste contexto é o podcast, ferramenta que permite compartilhamento de arquivos de áudio vinculados a aplicativos e sites de hospedagem. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi investigar como se deu o surgimento e a expansão dos podcasts em ambientes educacionais no Brasil, mapeando a produção nos periódicos nacionais através do portal de periódicos da Capes (Centro de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Ao todo, foram selecionados 18 trabalhos publicados desde 2009 a 2020 para fazer parte do corpus de análise, em seguida verificou-se a instituição de vínculo dos autores, as áreas de formação, tipo de publicação, revistas mais citadas e a distribuição cronológica destas citações. Tais dados nos permitiram concluir que as tentativas de utilização dos podcasts em ambientes educacionais têm aumentado significativamente, sobretudo no período entre 2013 e 2020. Já com relação às instituições, se destacaram as públicas em detrimentos das particulares, importante ressaltar também que 40,4% das citações realizadas pelos autores do corpus são livros, enquanto 28,9% são periódicos, indicando que esta ainda é uma área com muito espaço para pesquisa, uma vez que a maioria das citações de livros se referem a autores únicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Celarino, IFPR

Docente do Instituto Federal do Paraná. Quedas do Iguaçu, PR. Brasil.

MIGUEL ANGELO LARSSEN STOHR, Instituto Federal do Paraná

Estudante do curso técnico em informática no Instituto Federal do Paraná. Quedas do Iguaçu, PR. Brasil.

KÁSSIA DANIELI BRESCIANI, Instituto Federal do Paraná

Estudante do curso técnico em informática no Instituto Federal do Paraná. Quedas do Iguaçu, PR. Brasil.

GUILHERME ANTONIO CADORIN, Instituto Federal do Paraná

Estudante do curso técnico em informática no Instituto Federal do Paraná. Quedas do Iguaçu, PR. Brasil.

JOÃO PAULO GANHOR, Instituto Federal do Paraná

Docente do Instituto Federal do Paraná. Quedas do Iguaçu, PR. Brasil.

Publicado

2023-11-17

Como Citar

Celarino, A., LARSSEN STOHR, M. A., BRESCIANI, K. D. ., CADORIN, G. A., & GANHOR, J. P. (2023). O USO DE PODCASTS COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO: ABORDAGENS NOS PERIÓDICOS NACIONAIS ENTRE 2009 E 2020. Educação Em Revista, 39(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/40882

Edição

Seção

Artigos