Ensino de matemática: uma proposta alternativa

Autores

  • Maria do Carmo Vila

Palavras-chave:

matematica, educação

Resumo

Na maioria das nossas escolas, a prática pedagógica em matemática tem consistido na transmissão de um conhecimento pré-fabricado, que exige do aluno apenas atividades de memorização. O conhecimento matemático é apresentado na seqüência: definição - exemplos - exercícios - problemas, que é justamente o oposto da seqüência utilizada pelo Matemático em sua tarefa de elaboração do conhecimento. Se a tarefa do professor não consiste em repassar informações; se ele pretende "educar usando matemática", então, necessariamente, deverá inverter sua ação pedagógica de modo a se tornar um agente de provocação, de questionamento, desequilibrando, iniciando e desafiando seus alunos. A sua ação deverá colocar em funcionamento a imaginação criativa do aluno, incentivando-o a inventar hipóteses explicativas para a realidade desafiante e a agir sobre ela, modificando-a.

Downloads

Publicado

2023-05-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Artigos Semelhantes

1-10 de 228

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.