Ensino de matemática: uma proposta alternativa

Autores/as

  • Maria do Carmo Vila

Palabras clave:

matematica, educação

Resumen

Na maioria das nossas escolas, a prática pedagógica em matemática tem consistido na transmissão de um conhecimento pré-fabricado, que exige do aluno apenas atividades de memorização. O conhecimento matemático é apresentado na seqüência: definição - exemplos - exercícios - problemas, que é justamente o oposto da seqüência utilizada pelo Matemático em sua tarefa de elaboração do conhecimento. Se a tarefa do professor não consiste em repassar informações; se ele pretende "educar usando matemática", então, necessariamente, deverá inverter sua ação pedagógica de modo a se tornar um agente de provocação, de questionamento, desequilibrando, iniciando e desafiando seus alunos. A sua ação deverá colocar em funcionamento a imaginação criativa do aluno, incentivando-o a inventar hipóteses explicativas para a realidade desafiante e a agir sobre ela, modificando-a.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2023-05-29

Cómo citar

do Carmo Vila, M. . (2023). Ensino de matemática: uma proposta alternativa. Educação Em Revista, 1(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/41112

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.