SAINDO DA “TORRE DE MARFIM”: A PREVENÇÃO DE VIOLÊNCIA CONTRA A POPULAÇÃO LGBTQIAPN+ NA UNIVERSIDADE
Palavras-chave:
Prevenção de violência, LGBTQIAPN, diversidade sexual, gênero, universidadeResumo
A violência contra a população LGBTQIAPN+é um tema que assola inúmeras pessoas que não se enquadram no padrão cisheteronormativo estabelecido socialmente. Estudos indicam que auniversidade, estando inserida na sociedade,reproduz essa forma de violência ao não criar estratégias de prevençãoe superação efetivasdeste fenômeno em seu interior. Amparado pela aprendizagem dialógica e a Metodologia Comunicativa, o presenteartigo apresenta os resultados de uma investigaçãoque procurou apontar, a partir da compreensão de18estudantesde graduação, o modo como uma universidade pública do estado de São Paulo atua no combate ao preconceito baseado na diversidade sexual e de gêneroem seus espaços, identificando os elementos excludentes e transformadores que sejam capazes de promover, prevenir e superar a violência contra pessoas LGBTQIAPN+. Como resultadosprincipais, esta pesquisa indica que o posicionamento público da gestão dessas universidades,o estabelecimento depolíticas de combate à violência, bem como a construção de espaços formativos sobre a temática paradiscentes, docentese demais funcionários e funcionárias em todo o âmbito acadêmico,propiciam um ambiente mais acolhedor, respeitoso e livre de qualquer forma de preconceito contra essapopulação em questão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.