SAINDO DA “TORRE DE MARFIM”: A PREVENÇÃO DE VIOLÊNCIA CONTRA A POPULAÇÃO LGBTQIAPN+ NA UNIVERSIDADE

Autores

Palavras-chave:

Prevenção de violência, LGBTQIAPN, diversidade sexual, gênero, universidade

Resumo

A violência contra a população LGBTQIAPN+é um tema que assola inúmeras pessoas que não se enquadram no padrão cisheteronormativo estabelecido socialmente. Estudos indicam que auniversidade, estando inserida na sociedade,reproduz essa forma de violência ao não criar estratégias de prevençãoe superação efetivasdeste fenômeno em seu interior. Amparado pela aprendizagem dialógica e a Metodologia Comunicativa, o presenteartigo apresenta os resultados de uma investigaçãoque procurou apontar, a partir da compreensão de18estudantesde graduação, o modo como uma universidade pública do estado de São Paulo atua no combate ao preconceito baseado na diversidade sexual e de gêneroem seus espaços, identificando os elementos excludentes e transformadores que sejam capazes de promover, prevenir e superar a violência contra pessoas LGBTQIAPN+. Como resultadosprincipais, esta pesquisa indica que o posicionamento público da gestão dessas universidades,o estabelecimento depolíticas de combate à violência, bem como a construção de espaços formativos sobre a temática paradiscentes, docentese demais funcionários e funcionárias em todo o âmbito acadêmico,propiciam um ambiente mais acolhedor, respeitoso e livre de qualquer forma de preconceito contra essapopulação em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Enayton Perassoli, Universidade Federal de São Carlos

Graduando em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e membro do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE/UFSCar) no qual desenvolve pesquisas na área da educação, população LGBT e prevenção de violência.

Alexandre Rodrigo Nishiwaki da Silva, Universidade Federal de São Carlos

Pedagogo, Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (PPGE-UFSCar). Professor Adjunto no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP-UFSCar) e Docente permanente no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE-UFSCar). Coordenador Geral do Núcleo de Investigação, Ação Social e Educativa (NIASE), no qual desenvolve pesquisas na área da educação, prevenção de violência e aprendizagem dialógica.

Publicado

2023-11-17

Como Citar

Perassoli, E., & Nishiwaki da Silva, A. R. (2023). SAINDO DA “TORRE DE MARFIM”: A PREVENÇÃO DE VIOLÊNCIA CONTRA A POPULAÇÃO LGBTQIAPN+ NA UNIVERSIDADE. Educação Em Revista, 39(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/41187

Edição

Seção

Artigos