Alfabetização: a construção do objeto conceitual

Autores

  • Maria Auxiliadora Mattos Pimentel Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Diretoria de Educação a Distancia. , Rua Espírito Santo, 1059 - 12º, Centro, 30160-922 - Belo Horizonte, MG

Palavras-chave:

educação, pedagogico

Resumo

A alfabetização é um problema que tem merecido atenção especial na educação brasileira. Este artigo retoma o tema e sintetiza um estudo realizado pela outra em 1984, em torno das vertentes constituídas pela prontidão - considerada como pré-requisito indispensável à alfabetização na perspectiva tradicional, e pela conceitualização que vê a alfabetização como a apropriação de um objeto conceitual numa perspectiva construtivista. Coloca, em seguida, às conclusões encontradas após a pesquisa, analisando as mudanças que se operam na prática pedagógica, a partir das idéias de Emília Ferreiro.

Biografia do Autor

  • Maria Auxiliadora Mattos Pimentel, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Diretoria de Educação a Distancia. , Rua Espírito Santo, 1059 - 12º, Centro, 30160-922 - Belo Horizonte, MG

    Atualmente é professor assistente III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicopedagogia e Educação para alunos com necessidades educacionais especiais.

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Publicado

29-05-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
Alfabetização: a construção do objeto conceitual. edur [Internet]. 29º de maio de 2023 [citado 13º de junho de 2025];2(3). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/41206

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